Recado das manifestações pode mudar prioridades do governo

, , Leave a comment

“É preciso ver se as prioridades estão adequadas [às demandas da sociedade]. A posição da presidenta Dilma é de abertura, de tentativa de diagnóstico e de reagir de maneira adequada, sem a pretensão de ter um único remédio”. Assim reage o governo federal às manifestações que ocorreram no país nos últimos dias, nas palavras do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

O ministro Gilberto Carvalho concordou com a avaliação do senador José Agripino (DEM-RN), de que o preço das passagens no transporte coletivo pode ter sido o estopim, mas revela uma insatisfação generalizada na sociedade.

José Agripino mencionou a indignação de um manifestante, em Brasília, que reclamou do fato de o governo ter gasto R$ 1,2 bilhão para construir o estádio Mané Garrincha, enquanto os hospitais públicos, mesmo no centro da capital federal, ainda são precários.

Para Agripino, é evidente o desacordo entre as prioridades do governo e os anseios da sociedade.

– Alguns devem dizer, eu quero metrô e o governo aparece com o financiamento para geladeira e fogão. Eu quero solução para a fila do SUS e o governo aparece com o Estádio Mané Garrincha – disse o senador pelo Rio Grande do Norte.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) também acredita que as manifestações indicam que os avanços obtidos pelo país não são suficientes. Para ele, a agenda de governo, com foco na redução da pobreza e no consumo, não atende aos anseios da população, que pede qualidade dos serviços públicos, como saúde, mobilidade urbana e segurança.

Já o presidente da CMA, Blairo Maggi (PR-MT), considera que os brasileiros, que se sacrificaram nos tempos em que o país enfrentava dificuldades, agora querem ser atendidos em suas necessidades.

– No tempo em que se pediu sacrifício, os brasileiros atenderam. Agora, quando se diz que o país é rico, que tem dinheiro para fazer grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a população não entende que não sobrou nada para resolver seus problemas – disse Blairo Maggi.

Fonte: Senado

 

Leave a Reply