Corrupção e Campanhas eleitorais

, , Leave a comment

Em entrevista ao jornal O GLOBO, Oslain Santana, diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, diz que financiamento de campanha atual estimula corrupção.
Segundo Oslain, cinquenta por cento das operações da Polícia Federal contra corrupção têm como pano de fundo financiamento de campanha. Normalmente, numa investigação, é um prefeito desviando dinheiro, parte do dinheiro vai para seus interesses pessoais e parte do montante, para financiar a campanha. Essa é a realidade hoje. Um prefeito, um deputado, um governador e por aí vai. Não dá para precisar em números, mas é fato. É a sensação que temos nas várias investigações em que trabalhamos. E são todos os partidos. Não é privilégio desse ou daquele.

Você começa uma investigação de uma prefeitura desviando recursos da merenda, da Saúde. É para quê? Para caixa de campanha. Você vê numa investigação um governador de um determinado estado fraudando uma licitação. E para quê? Para caixa de campanha. Aí vai parte (do dinheiro desviado) para a campanha e parte para o bolso de alguém. Ele desvia para a campanha para se manter no poder, para continuar roubando. Parte para o bolso dele, para o “staff”, e parte para financiar a campanha. E, se não fizer isso, não consegue se reeleger, pois a campanha é cara, afirmou. Segundo ele a reforma política é necessária e o financiamento público de campanha, por si só não resolveria, mas, ajudaria a diminuir bastante esta prática.

 

Leave a Reply