A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal, a Previdência Social e a Receita Federal do Brasil, realizou, na manhã desta terça-feira (13/05), a operação “13 de maio”, que visa combater organização criminosa que desviava recursos públicos destinados a obras, transporte escolar, aquisição de medicamentos e realização de eventos sociais de municípios baianos.
De acordo com as investigações, as empresas que foram contratadas possuem características de empresas de “fachada”, ou seja, não possuem estrutura física, patrimonial, de pessoal e regularidade fiscal que as habilitem a participar de licitações e prestar os serviços para as quais foram contratadas.
Os envolvidos responderão por crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações.
Os municípios baianos envolvidos são: Água Fria, Aramari, Banzaê, Cícero Dantas, Coração de Maria, Fátima, Heliópolis, Ipecaetá, Itanagra, Itiruçu, Lamarão, Novo Triunfo, Ourolândia, Paripiranga, Quijingue, Ribeira do Pombal, Santa Brígida, São Francisco do Conde, Sátiro Dias e Sítio de Quinto.
O montante desviado pelos gestores destes municípios passa de R$ 70 milhões. Segundo a Policia Federal, existem ainda outros municípios que estão sendo investigados, com provas já apuradas da prática de corrupção.
Leave a Reply