PT lança candidatura de Dilma e tenta repetir fórmula vitoriosa de 2010

, , Leave a comment

O PT lança neste sábado a candidatura de Dilma Rousseff à reeleição, na esperança de estancar a queda na popularidade da presidente e repetir a fórmula vitoriosa de 2010.Segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, Dilma mantém a dianteira na disputa, mas a rejeição a seu governo tem crescido.

Num levantamento do Ibope divulgado na última quinta, o percentual de entrevistados que consideram sua gestão ruim ou péssima alcançou 33%, cinco pontos percentuais a mais que o índice medido em março.O aumento na rejeição a Dilma não tem afetado, no entanto, as alianças governistas para a eleição.

No início do mês, o PMDB, principal aliado do PT na coalizão que ampara o governo, formalizou seu apoio à repetição da parceria do último pleito presidencial.Também já se comprometeram a continuar na coalizão o PC do B, o PP e o PTB. Nas próximas semanas, espera-se que o PSD e o PR se unam ao grupo.

A ampla coalizão dará à candidata petista um tempo de propaganda eleitoral gratuita em TV e rádio muito maior que o de seus principais oponentes, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).As parcerias devem ainda garantir a Dilma, caso se reeleja, a maioria das cadeiras no Congresso.

‘Modelo desgastado’Como contrapartida pelo apoio ao governo, os partidos da base exigem cargos em órgãos públicos.Hoje, oito ministérios ou secretarias estão nas mãos de siglas aliadas, quatro deles com o PMDB.

 

Leave a Reply