Em Juazeiro, choveu em três horas mais que o esperado para novembro. Queimadas, Euclides da Cunha, Camacan e Brumado também foram atingidos por temporal.
A chuva que atingiu o município Barra do choça no sábado provocou a abertura de uma cratera de cinco metros. As manilhas da rede de esgoto não suportaram a força da água e foram arrastadas. O buraco chegou perto de algumas casas, mas ninguém foi atingido.
Em Itabuna, casas foram invadidas pela água e o nível do Rio Cachoeiro subiu além do normal. As famílias que tiveram residência destruídas foram levadas para o Parque de Exposições e são acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social. Algumas perderam quase todos os objetos pessoais.
Em Brumado, em razão do grande volume de água, a barragem de Cristalândia, que abastece todo o município, transbordou e atingiu a região no final de semana. Na comunidade dos Gatos, 10 ovelhas morreram após serem atingidas por raio.
Em Bom Jesus da Lapa, ruas ficaram alagadas por causa da chuva que vem caindo nas últimas 24 horas no município. De acordo com o prefeito Eures Ribeiro, 680 famílias estão desabrigadas e foram encaminhadas para abrigos improvisados em dez escolas locais.
“Suspendemos as aulas e colocamos essas famílias lá, entretanto cerca de 500 pessoas que estão com as casas alagadas se recusam a deixar os imóveis”, afirmou o prefeito, que decretou estado de emergência na cidade.
Em Euclides da Cunha, várias ruas e avenidas do centro da cidade foram completamente inundadas. Estabelecimentos comerciais e casas residenciais foram tomadas pela enxurrada. O calçamento das ruas foi totalmente danificado. Os prejuízos para o comércio e para as famílias, só poderão ser avaliados após uma trégua no tempo chuvoso.
A Prefeitura Municipal solicita as famílias, que se encontram desabrigadas devido às fortes chuvas que atingiu a cidade, procurarem a Secretaria de Assistência Social, através do número (75) 9910-1489 e/ou procurar os seguintes locais: ACACEC (Associação da Criança e do Adolescente de Euclides da Cunha), situado no bairro Nova América, ou LAR SÃO VICENTE (Abrigo São Vicente).
Leave a Reply