Educar é preciso

, , 5 comentários

Por: Ismael Abreu

Apesar da Prefeita já ter me dito pessoalmente que não precisa de ninguém para lhe dizer o que fazer à frente da sua gestão na prefeitura do Município, como representante da FACE e cidadão euclidense, sinto-me na obrigação de alertar para a necessidade de serem desenvolvidas amplas campanhas educativas capazes de sensibilizar e estimular a participação de toda população na implantação de projetos sociais e ambientais.

Nos dias atuais toda e qualquer ação voltada para cidadania e projetos sociais, bem como para a preservação do meio ambiente, deve ser levada com muita seriedade, pois, todas são viáveis e necessárias. São investimentos com retorno garantido.

Recentemente tivemos notícias que as lixeiras colocadas pela prefeitura nas ruas da cidade foram depredadas e que algumas lâmpadas do Centro de Abastecimento, recém inaugurado, foram roubadas. Não é raro em ocasiões de festas vermos pessoas urinando em vias públicas e jogando lixo no chão, assim como desrespeitando as regras básicas de trânsito.

Para que isso não ocorra, além de oferecer as condições materiais necessárias, a prefeitura deve conscientizar a população da importância da preservação dos bens públicos (que pertencem a todos), da limpeza da cidade, da educação no trânsito, da higiene e prevenções contra doenças. É necessário também cuidar do nosso Município no que se refere ao meio ambiente, buscando contribuir com a reversão do processo que está culminando no aquecimento global, além de outros resultados negativos decorrentes de ações impensadas dos homens.

Acreditamos que a melhor forma para aumentar e garantir a qualidade de vida de todos está baseada nas atitudes de cada cidadão e no compromisso dos nossos governantes. Para isso, os governantes devem investir:
• Nos cuidados com a educação e a saúde da população
• Na infra-estrutura e no saneamento básico
• Na conservação do meio ambiente
• Na preservação e na humanização do Município

Nesse sentido, é fundamental desenvolver campanhas educativas, para que cada indivíduo saiba como ajudar e participar de movimentos voluntários, visando cuidar melhor da nossa cidade. Mais do que estimular, esperamos que os resultados dessas campanhas transformem cada indivíduo em um cidadão co-responsável por tudo que acontece a sua volta.

Sabemos que uma mudança de atitude só se viabiliza com orientação, prática, engajamento e participação. Com a vontade política dos nossos governantes e a participação de todos, temos certeza de que os objetivos pretendidos serão alcançados.

O Ministério Público Estadual está fomentando um programa que busca mais verde para as cidades baianas (vide matéria “Ministério Público quer mais árvores para as cidades – Euclides da Cunha está no roteiro,” publicada nos sites da FACE e do Sertão Acontece). Vamos aproveitar essa iniciativa e envolver as escolas, os comerciantes e toda comunidade nesse movimento. É importante incentivar a arborização urbana como forma de tornar o lugar onde vivemos mais bonito, agradável e saudável para todos. Isso pode ser um bom começo…

 

Leave a Reply