Após anunciar medidas para estimular a economia na última semana, o governo agora pretende estimular o mercado de trabalho com a flexibilização da jornada de trabalho para empregados com contrato temporário.
Pela proposta que deve ser apresentada na próxima semana, o empregador poderá contratar o funcionário por hora trabalhada, com interrupções na jornada de trabalho, de acordo com necessidade das empresas. Conforme antecipou o jornal O Globo, neste sábado (17), o empregador poderá acionar o funcionário a qualquer momento e dia da semana, sem ter de cumprir o chamado horário comercial, que compreende o período de 8h às 12h e das 14h às 18h.
Para vencer resistências, o governo deve insistir na tese de que o trabalhador poderá ter expediente flexível e mais de um patrão, com direitos trabalhistas assegurados, de forma proporcional. Outra proposta é o aumento do prazo de contratação temporária para 180 dias. Atualmente, o prazo é de 90 dias. As preferências da proposta devem ser para empregados com mais de 40 anos ou portadores de deficiência.
Leave a Reply