Salvador- Os deputados federais que compõem a bancada baiana no Congresso Nacional definiram, nesta quarta-feira (18), em Brasília, para onde serão direcionados os recursos das emendas de bancada para o orçamento de 2010. De acordo com o secretário do Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, a prioridade será para a aquisição de equipamentos hospitalares, ampliação da infraestrutura da Região Metropolitana de Salvador (RMS), duplicação e recuperação de estradas na Bahia.
Segundo Pinheiro, serão direcionados recursos para a duplicação da BR-415, que liga Ilhéus a Itabuna, recuperação de trechos da BR-030, da BR-235 e do anel viário de Juazeiro. “Também garantimos recursos de remanejamento para atender ao anel viário da BR-116, na cidade de Euclides da Cunha”.
As emendas também vão priorizar a construção de um novo prédio para abrigar o Instituto de Humanidade, Cultura e Arte da Universidade Federal da Bahia, prédios para Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) no interior, equipamentos para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e para a Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), além de recursos para a realização de estudos preliminares e projeto da ponte que poderá ligar Salvador a Itaparica. A ampliação da infraestrutura turística da RMS terá foco nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.
O secretário do Planejamento explicou que as propostas foram construídas levando em consideração a Lei de Diretrizes Orçamentárias. “O objetivo é preservar o conteúdo estruturante das propostas”, disse. Uma nova reunião será realizada na terça-feira (24), prazo final para a apresentação da emenda na Comissão de Orçamento do Congresso Nacional.
Fonte: Jornal da Mídia
Leave a Reply