Faltam 47 dias para a eleição, e a pesquisa de intenção de voto do Ibope apresenta panorama de incertezas na disputa presidencial. De um lado, votos brancos e nulos aumentam sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); de outro, nem o lançamento das candidaturas, nem os debates na TV parecem ter impactado o eleitor. Paulo Celso Pereira discute a resistência do lulismo e os desafios dos presidenciáveis.
Para o colunista Bernardo Mello Franco, três perguntas vão definir a eleição: uma sobre Jair Bolsonaro (PSL), outra sobre Geraldo Alckmin (PSDB), e a terceira sobre Lula. Alguns candidatos comemoraram o resultado da pesquisa; outros, minimizaram.
No Rio, Anthony Garotinho (PRP) e Romário (Podemos) celebraram o empate técnico, que inclui, ainda, Eduardo Paes (DEM). Mas um a cada três eleitores dizem rejeitar os 12 postulantes a governador. A colunista Berenice Seara investiga as razões do “não”. A campanha pelo Senado também está indefinida: quatro candidatos estão empatados, segundo margem de erro.
O Ibope ainda divulgou pesquisas para os governos de Pernambuco e Pará.
Informações de O GLOBO
Leave a Reply