O governo prepara o lançamento nas próximas semanas do Pró-Brasil, que vai agrupar projetos já existentes num total somado de R$ 35 bilhões. O programa concentra obras de infraestrutura e deve incluir o “BR do Mar”, que visa o transporte de cargas entre portos brasileiros, e o novo marco das ferrovias, que tramita no Congresso.
O programa é motivo de desavenças entre ministros. Responsável pela formatação, Braga Netto (Casa Civil) quer lançá-lo oficialmente com dotação orçamentária das obras e projetos. Paulo Guedes (Economia) é contra a ideia de ampliar gastos públicos e defende a ampliação do capital privado nos investimentos em infraestrutura. Ontem, Guedes disse que “furar” o teto de gastos é caminho para o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
Em foco: Guedes pediu que sua equipe encontre uma forma de desvincular despesas para liberar cerca de R$ 20 bilhões para investimentos além do previsto em 2021. A medida é uma forma de segurar as pressões dentro do próprio governo contra o teto de gastos.
Fonte: O GLOBO
Leave a Reply