Por: João de Tidinha
Ao se aproximar a data das eleições o cidadão precisa conhecer com clareza as propostas e as prioridades de cada candidato. Em nosso município, os candidatos a prefeito com registro no TSE são o prefeito atual, Luciano Pinheiro, concorrendo a reeleição, a ex-prefeita Fatima Nunes que governou o município por 8 anos e o ex-vereador Pequinho Abreu. Ou seja, todos com bastantes conhecimentos da realidade do município e as necessidades da população.
Além de aprimorar o nosso sistema democrático, o eleitor terá a oportunidade de discutir, mesmo que superficialmente, os problemas do município e apontar ou sugerir soluções. Por meio do debate os candidatos, sem artificialismo da propaganda produzida que por muitas vezes fazem o eleitor acreditar que eles são demais, poderiam apresentar as suas principais propostas e o seu plano de governo, bem como discutir as ideias do adversário. É uma oportunidade de o eleitor avaliar com mais critério o perfil de cada candidato, a sua linha de trabalho, competência, sinceridade e comprometimento com a solução dos problemas do município. Nesse sentido, o debate público estimula a discussão e os compromissos feitos pelo futuro gestor, tornando-se o modo mais civilizado e transparente para que toda a comunidade saia ganhado.
Tendo clara a importância de se pensar o futuro do nosso município, seus problemas e as possíveis soluções, e entendendo o processo eleitoral como fundamental para a nossa democracia, todos os candidatos deveriam aproveitar ao máximo os debates políticos para exporem as suas ideias, seus planos e sua visão de futuro.
Os eleitores brasileiros estão mudando. Pesquisas realizadas, revelou que agora eles dão mais importância aos debates políticos do que a comícios e passeatas.
Diante de tudo isto, é importante refletirmos: Vale a pena votar em candidatos que não valorizam os debates? Não expõe suas ideias e propostas? Não dialoga com o povo? Pense nisto.
Leave a Reply