
Num ato de demonstração que a pauta econômica segue como prioridade para a cúpula do Congresso em meio à primeira crise da nova gestão da Câmara dos Deputados, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciou que a votação da PEC Emergencial será pautada na próxima semana . A proposta de emenda à Constituição incluirá uma cláusula de calamidade, dispositivo central no acordo com a equipe econômica para a retomada do auxílio emergencial.
A nova rodada do programa deve alcançar 40 milhões de pessoas, sendo metade já assistida pelo Bolsa Família — no ano passado, 68 milhões de brasileiros receberam o auxílio. O governo federal tenta aprimorar a identificação das pessoas que serão consideradas aptas a receber o benefício, para focalizar os repasses aos mais pobres e evitar fraudes. Está em estudo ampliar o limite de renda per capita, por pessoa da família para R$ 600.
A equipe econômica trabalha com pagamentos ao longo de quatro meses e considera que o congelamento do salário dos servidores públicos de União, estados e municípios em vigor neste ano é suficiente como compensação.
Efeito colateral: com ações concentradas no caso Daniel Silveira, a Câmara adiou a análise da MP 1.026, que agiliza a compra de vacinas.
Viu isso?
Carta aos pares: Chico Rodrigues reassumiu mandato no Senado dizendo que escondeu dinheiro na cueca por “pânico” durante ação da PF.
Testagem: o MPF pediu à Justiça Federal que obrigue a Anac e o governo a exigir exame de Covid-19 para passageiros de voos nacionais.
Fronteiras fechadas: cidade do Acre decretou calamidade pública para lidar com centenas de imigrantes impedidos de entrar no Peru.
Combustíveis: a Petrobras anunciou novo reajuste nos preços cobrados nas refinarias; gasolina acumula alta de 34,7% no ano, e diesel, de 27,7%.
Comércio: o governo reduzirá a tarifa de importação de bicicletas, para patamar de países do Mercosul; decisão irritou fabricantes em Manaus.
Contencioso: o Brasil desistiu de brigar com Canadá na OMC por disputa entre Embraer e Bombardier.
Longevidade: a expectativa de vida nos Estados Unidos diminuiu um ano por causa da pandemia, na maior queda desde a II Guerra.
Fonte: O GLOBO
Leave a Reply