País pode imunizar 80,5 milhões de pessoas até junho, se mantiver ritmo de vacinação

, , Leave a comment

O Brasil tem uma chance de alcançar a marca de 1,5 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas por dia, quantidade apontada por especialistas como a necessária para o país concluir a proteção dos grupos prioritários ainda no primeiro semestre — um contingente de 80,5 milhões de pessoas.

Com a entrega de lotes no fim de semana, o país terá quase 11 milhões de doses à disposição nos próximos dias — 10,5 milhões são da vacina de Oxford/AstraZeneca, e 420 mil são da CoronaVac.

Os novos lotes serão distribuídos no momento em que cidades brasileiras têm suspendido a aplicação da segunda dose da CoronaVac, por falta de vacinas. O Instituto Butantan promete entregar mais 1 milhão de doses na quinta-feira para corrigir a escassez.

Balanço: em todo o país, 31,8 milhões de pessoas receberam a primeira dose de um imunizante, quantidade que equivale a 15,05% da população. Mais de 15,8 milhões — 7,49% da população — completaram a cobertura vacinal, com duas doses.

Em foco: a vacinação já mostra efeito na redução de mortes de idosos. Estudo do Impulso Gov, organização que reúne especialistas na coleta e na análise de dados de saúde, projeta que, até o fim de março, 16 mil vidas podem ter sido salvas devido à vacina.

Pelo mundo: brasileiros têm movimentado o “turismo de vacinas” nos Estados Unidos. A Flórida, destino que costuma atrair viajantes nacionais, facilita a imunização de não residentes. Califórnia, Nova York e Texas exigem comprovantes de residência local. O sucesso na vacinação também tem elevado a procura por viagens a Israel.

O que mais importa

Articulação: Bolsonaro e Lula buscam Sarney como aliado, de olho na CPI da Covid e nas eleições de 2022.

Posts: Eduardo Bolsonaro celebrou a destituição da Suprema Corte de El Salvador, e Rodrigo Maia reagiu: “Muito grave”.

Nova internação: Bruno Covas vai se licenciar da prefeitura de São Paulo para se dedicar ao tratamento do câncer.

Fonte: O GLOBO

 

Leave a Reply