Governo cria ‘sala de situação’ e estuda medidas para evitar racionamento de energia

, , Leave a comment

O governo federal formou uma “sala de situação” para monitorar os riscos ao fornecimento de energia elétrica diante de uma seca histórica que levou ao alerta de emergência hídrica na região das principais hidrelétricas do país. O grupo reúne ministérios e agências reguladoras de energia e de águas. Entre as medidas em estudo , estão restrições à navegação por hidrovias e ao uso de água para irrigação. O objetivo é garantir que não faltará eletricidade no país.

O governo descarta, no momento, a possibilidade de racionamento de energia, mas integrantes do Ministério de Minas e Energia dizem estar preparados para o “pior cenário”, que seria a restrição da disponibilidade de energia.

O que já foi feito: uma das primeiras medidas foi a decisão de fazer um leilão extra para a contratação de termelétricas que hoje não fazem parte do sistema de fornecimento de energia do país. O governo já havia acionado todas as termelétricas disponíveis no sistema e vem importando energia da Argentina e do Uruguai.

Aconteceu hoje: uma falha na linha de transmissão que distribui energia gerada na região do Xingu para todo o país causou uma queda no fornecimento de eletricidade e desligou turbinas da usina de Belo Monte. O blecaute durou cerca de meia hora.

Fonte: O GLOBO

 

Leave a Reply