NÃO VAI TER DEBATE

, , Leave a comment

Por: João de Tidinha

Pelas redes sociais, estão divulgando a realização de um debate entre os candidatos a prefeito de Euclides da Cunha. O local seria em emissora de radio local que dizem ser de propriedade familiar de um dos debatedores.

A lei 9.504/97 estabelece algumas regras sobre realizações de debates. Importante verificar se as condições contidas na lei estão atendidas para a realização desse evento, já amplamente divulgado,

Posso citar, que as regras dos debates, devem ser apresentadas aos candidatos antecipadamente e precisam ser aceitas por eles. Isso é importante para garantir a transparência e a equidade do processo. As emissoras de rádio que organizam debates, devem definir e comunicar essas regras com antecedência, permitindo que os candidatos estejam cientes das condições e possam concordar com elas antes do evento.

Ademais, considero, se legal, mas não ético, realização de um debate em emissora de propriedade de familiares de um debatedor.

O correto, seria realizar o debate em ambientes neutros, como faculdades, associações de classes e outros órgãos públicos, a exemplo da Uneb, CDL e na própria Câmara de Vereadores de maneira a garantir imparcialidade e transparência. Esses locais são geralmente vistos como mais neutros e menos suscetíveis a influências externas, o que pode aumentar a credibilidade do debate.

Além disso, esses ambientes podem proporcionar uma infraestrutura adequada e um público diversificado, contribuindo para um debate mais rico e informativo. A escolha de um local neutro ajuda a assegurar que os candidatos tenham as mesmas oportunidades de apresentar suas propostas e responder às perguntas dos mediadores e do público.

Por estas razões, tenho a impressão de que NÃO VAI TER DEBATE.

 

Leave a Reply