Notícias da Câmara de Vereadores – Transparência

, , 1 comentário

15camara2Sessão do dia 01 de março de 2010 (segunda-feira)
Transcrevemos a seguir o resumo dos assuntos tratados na sessão do último dia 01 de Março:

Na primeira sessão do mês de março, e terceira do ano, muitos assuntos foram abordados pelos vereadores presentes à sessão desta segunda-feira, 1°.

Como os vereadores não se inscreveram para usar a tribuna, a presidente Romilda Costa franqueou a palavra para os que quisessem usá-la. O vereador Hilton de Abreu, agora o atual líder da Prefeita na Câmara, no início do seu pronunciamento agradeceu aos elogios proferidos pelos vereadores na sessão de terça-feira, 23, falou dos seus problemas particulares, sobre a questão da sua cirurgia para a redução do estômago, de problemas relacionados ao consumo de álcool e do seu retorno a liderança na Câmara. “No início da gestão da Prefeita Fátima Nunes eu fui convidado para ser o líder do governo, depois tivemos um contratempo, quando à época direcionei algumas críticas em uma entrevista que fiz a um programa de rádio, o que não os agradou e com isso o vereador Ireno Barreto passou a ser o líder da prefeita na Casa, o qual muito dignificou a função. Quando novamente fui convidado para a liderança eu fiz questão de dizer a Prefeita que eu não venho à liderança para bajular”, disse.

Após a fala de Hilton de Abreu a Presidente justificou a ausência do vereador José Milton por motivo de saúde.

Segundo vereador a usar a tribuna, Cláudio Lima reforçou os elogios ao vereador Hilton de Abreu e desejou sucesso na liderança e saúde. Continuando o vereador falou da questão da apresentação da maquete e do informativo da prefeitura. “Quero deixar bem claro que eu não sou contra obra nenhuma, muito pelo contrário, sou totalmente favorável a qualquer obra. O que penso é que elas deveriam ser planejadas de acordo com a necessidade da população. Com relação às praças vou continuar indignado. Eu orientaria à Prefeita, se eu pudesse e ela me ouvisse, que em primeiro lugar o que precisa é dar o básico à população, o feijão com arroz. Um trabalhador que ganha um salário de 510 reais não pode, ou melhor, não deve, se ele quiser até pode, pegar o seu salário no fim do mês e levar sua noiva a um restaurante luxuoso e pagar um caviar, ele pode até dizer: “Essa noite eu tive um jantar maravilhoso comi caviar com minha noiva”. E o resto dos 29 dias vai comer o quê? O correto é o feijão com arroz todo dia. Não é uma coisa nobre mais terá todos os dias. O que é que acontece com essas praças, que por sinal são muito bonitas, um projeto muito bem elaborado, não sou contra. Eu se sou prefeito ou pudesse orientar eu diria: “Prefeita vamos deixar as praças para o último ano, vamos cuidar de calçamento nos bairros, povoados, melhorar a saúde, que está precisando e muito”. O povo não pede praça por onde a gente anda. O que o povo quer é um melhor atendimento de saúde, melhores estradas, calçamentos… É isso que o povo quer”, argumentou.

O vereador Luciano Pinheiro em sua fala parabenizou o então líder da Prefeita Hilton de Abreu, ressaltou toda a sua experiência, porém disse que os debates continuariam de forma ética e responsável. Em seguida falou da sua visita ao TCM. “Em uma visita realizada por mim, Diassis Melo e Cláudio Lima ao Tribunal de Contas dos Municípios em Serrinha – BA, um fato me chamou a atenção. Eu até comentava com os vereadores antes da sessão que as pessoas ainda não sabem a real função do vereador. Hoje pela manhã estive em meu gabinete recebendo umas quatro pessoas com receitas de medicamentos pedindo alguns remédios, aí eu liguei para a farmácia e perguntei quanto custava dois desses remédios? E o valor foi de 47 reais. Só que foi feito uma licitação no mês de novembro no valor de 747 mil reais para a aquisição de medicamentos para o Hospital Municipal, CAPS e PSFs. O que eu vejo em meu gabinete, e acho que os senhores também, são diversos pedidos de medicamentos dizendo que na Farmácia Básica não tem medicamentos, que no Hospital não tem medicamento, que no CAPS faltou medicamento. Existe uma comissão responsável pela saúde, a comissão da Câmara pode se empenhar nesse sentido, pois não custa nada fazer uma visita ao Hospital Municipal, ao CAPS e aos PSFs. Alguns PSFs não funcionam. Estive em uma reunião com Cláudio Lima na região de Ruilândia e lá já faz um ano que o posto não tem médico, estive em Aribicé, no mês da festa de Caboré, e o médico não tinha voltado a trabalhar ainda porque não tinha auxiliar de enfermagem, se eu estiver mentido pode me desmentir”, disparou.

Solidário com o vereador Hilton de Abreu, Diassis Melo desejou sorte e o parabenizou pela decisão tomada pelo mesmo em reassumir a liderança. Em seguida falou de questões referentes ao plano de cargo e salários dos servidores. “Após ouvir a leitura sobre as informações do SINSPEC referente à questão do envio para a Câmara de Vereadores do plano de cargos e salários das demais categorias, pois nós sabemos que existe um projeto para o magistério, que como é de conhecimento dos vereadores e dos professores o projeto seria substituído, só que, até agora o projeto ainda não chegou a Casa. De igual forma gostaria de parabenizar a outra categoria, através do seu sindicato, pela luta e dizer que nós temos cobrado muito. Quando se fala em saúde vemos realmente um custo muito alto como foi falado aqui pelo vereador Luciano”, disse.

Continuando o vereador cobrou ainda a construção da Praça da Nova América, no local onde existia o antigo açude, e melhorias na Praça Cecílio Demétrio dos Santos, no intuito de retirar o esgoto que corre a céu aberto ao lado da mesma.

Último vereador a usar a tribuna Ireno Barreto fez uma série de desabafos. “Ouvi atentamente o pronunciamento dos nobres colegas e posso dizer que concordo em parte com algumas delas. Se formos analisar a questão do nosso município, principalmente do lado mais carente, logicamente que as benfeitorias deveriam começar nos bairros mais carentes. Mas de qualquer forma essas obras serão como mudar a roupa do nosso município, agora quero deixar claro que concordo com a fala dos colegas. O vereador tratou ainda de assuntos referentes à saúde, educação, além de disparar algumas críticas com relação à questão da convocação de alguns concursados e a algumas secretarias.

Após o pronunciamento do vereador Ireno Barreto a Presidente encerrou a sessão. Na terça-feira, 02, não houve sessão.

 

Leave a Reply