Notícias da Câmara de Vereadores

, , Leave a comment

sem-tatulocamara8bSessão solene marca a passagem do Dia Internacional da Mulher

Uma sessão solene marcou o fim das homenagens ao Dia Internacional da Mulher nesta segunda-feira, 08, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Euclides da Cunha. Para a comemoração deste Dia, foi montada uma programação toda voltada ao público feminino, com a apresentação de seminário, além de serviços de beleza, dentre outras atividades.

A sessão teve início por volta das 20h30 e contou com a participação da presidente da Câmara, Romilda Costa; da prefeita municipal, Fátima Nunes; das secretárias de Educação e Saúde, respectivamente, Maria Auxiliadora e Luciana França; dos vereadores, Cláudio Lima, Luciano Pinheiro, José Milton, Alírio Pereira, Ireno Barreto, Julles Breno e Josefa Bastos; da palestrante e advogada, Izabel Machado; do Coronel da PM, Célio Rodrigues; além do historiador José Dionísio Nóbrega e do presidente da CDL José Antônio Oliveira.

Depois de composta a mesa, a Presidente convidou os vereadores Cláudio Lima, Alírio Pereira e Josefa Bastos à conduzirem a prefeita Fátima Nunes à mesa, e em seguida foi realizada a execução do Hino Nacional e o Hino de Euclides da Cunha. Continuando, fez uma breve explanação das atividades que foram desenvolvidas durante todo o dia na Câmara de Vereadores voltadas exclusivamente para as mulheres, tais como, serviços de cabeleireiro, assistência jurídica, acompanhamento psicológico, palestras voltadas para a saúde da mulher, atividades físicas dentre outras. “Quero dizer a todos da minha satisfação em estarmos comemorando, hoje, o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Não poderíamos deixar de forma alguma, tanto o Executivo quanto o Legislativo de Euclides da Cunha, de promover tão importante evento como o que aconteceu hoje durante todo o dia e que se concretiza nesse momento com essa sessão solene”, disse a Presidente, que em seguida convidou um grupo de dança para fazer uma apresentação.

Continuando a noite de homenagens, a vereadora Josefa Bastos em seu pronunciamento ressaltou a importância do evento para as mulheres euclidenses. “Louvável a atitude dessa Câmara de Vereadores, e também por sugestão nossa, juntamente com a Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha, unimos forças para a realização de tão importante evento que foi o I Seminário da Mulher Euclidense, marcando dessa forma a passagem do Dia Internacional da Mulher”, completou. Antes de finalizar o seu pronunciamento a vereadora contou um pouco da ascensão da mulher ao longo dos anos e finalizou desejando um feliz dia a todas as mulheres do mundo, e em especial, às mulheres euclidenses.

A advogada e palestrante da noite Izabel Machado, falou da satisfação em está realizando a palestra e focou alguns assuntos referentes à Lei n° 11.340/96, mais conhecida por todos como Lei Maria da Penha. “Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que me sinto honrada e lisonjeada em participar desse I Seminário da Mulher Euclidense, mais ainda para falar sobre a violência contra a mulher enfatizando a bela lei, a lei que fala de amor, de afeto, a chamada Lei Maria da Penha”, completou. Ao longo da sua palestra Izabel Machado discorreu sobre a Lei, falou da importância da criação dos mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de levar ao conhecimento de todos, principalmente das mulheres presentes, como surgiu a Lei Maria da Penha.

A outra palestrante da noite, a secretária de saúde Luciana França, falou sobre política pública na saúde da mulher e trouxe ao conhecimento de todas as mulheres presentes informações relevantes sobre as questões relacionadas diretamente à saúde da mulher. Para finalizar Luciana França desejou a todas as mulheres um feliz dia.

O vereador Luciano Pinheiro saudou a todas as mulheres presentes e em seguida relatou um pouco sobre como surgiu o Dia Internacional da Mulher e enfatizou as grandes conquistas e avanços conseguidos ao longo dos anos pelas mulheres. Ao fim do seu pronunciamento o vereador presenteou a Prefeita, a Presidente da Câmara, a vereadora Josefa Bastos e algumas pessoas da platéia com uma rosa.

Seguindo o roteiro de pronunciamentos a secretária de Educação Maria Auxiliadora também diz nunca ser demais falar da mulher. “Eu acredito que tudo já tenha sido dito sobre a mulher nessa ocasião, mais para nós mulheres nunca é demais”, disse.

Alinhado ao discurso do vereador Luciano Pinheiro, Ireno Barreto também contou um pouco da trajetória e da evolução da mulher ao longo dos anos e cobrou uma maior presença feminina no plenário. “As mulheres de Euclides da Cunha deveriam comparecer em sua maioria para ouvir e transmitir a homenagem ora prestada por esta Casa”, argumentou. Finalizando o vereador também presenteou algumas mulheres da platéia com rosas.

O vereador Julles Breno seguindo a idéia da Secretária de Educação disse nunca ser demais falar da mulher. “Como já foi dito aqui pela secretária Dodorinha e pelo vereador Ireno Barreto muita coisa já foi falada sobre a mulher, mais eu não poderia deixar de vir aqui e falar um pouquinho sobre ela, deixar o meu abraço, trazer algumas palavras e parabenizar a todos que organizaram esse evento tão importante para a mulher euclidense”, completou.

Última a usar a tribuna, a prefeita Fátima Nunes parabenizou toda a organização do evento, aos vereadores e palestrantes. “É com muito prazer que eu estou aqui hoje com vocês comemorando esse dia, dia ao qual também faço parte. Quero dizer que tenho lutado muito pelas mulheres euclidenses e por toda a comunidade. Vim aqui para cuidar das pessoas, pois tenho o espírito de mãe, o espírito de carinho, prova disso é que agora estou dando um presente ao município de Euclides da Cunha pleiteado junto ao Governo Federal que é um Mamógrafo, o qual será de grande importância para as mulheres euclidenses. Parabéns a todas as mulheres”, finalizou.

 

Leave a Reply