Na noite do último sábado de Aleluia fui com minha família à Praça da Bandeira, conhecida como Praça da Igreja, assistir a encenação teatral da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, apresentada pelas Companhias de Teatro Reunidas de Euclides da Cunha. Lá encontrei na platéia o meu amigo (aquele que quer a feira dele de volta) visivelmente emocionado com a encenação teatral. Sentei-me ao seu lado e ele me disse com a voz embargada; “João, a prefeita atendeu aos nossos apelos! Ela não só permitiu a manutenção da tradição da subida da Serra da Santa Cruz ontem (sexta-feira), como patrocinou a realização desse evento teatral tão bonito”. Acenei de forma afirmativa com a cabeça e ficamos calados assistindo a peça teatral.
Quando a peça terminou e todos se levantaram procurei o meu amigo ao redor e não o encontrei. Ele tinha desaparecido no meio da multidão e com isso não tivemos a oportunidade de continuar a nossa conversa.
Ainda sob o impacto da encenação teatral, os meus pensamentos me levaram a quatro anos atrás, quando através da FACE, iniciamos o movimento de resgate das tradições de nosso Município e promovemos o 1° movimento de recuperação da Serra da Santa Cruz que se encontrava totalmente abandonada. (fotos abaixo)
Com a participação ativa do nosso então Diretor de Cultura e Educação, Ronaldo Campos, enviamos uma carta à prefeita para que a mesma providenciasse a limpeza da trilha e da Capela existente na Serra da Santa Cruz para que os católicos mantivessem a tradição da sua subida na sexta-feira Santa. A solicitação foi atendida. Contudo, o evento foi usado para manifestações políticas, provocando a desaprovação tanto da população como do pároco local. (foto ao lado)
A FACE elaborou e entregou às pessoas e entidades representativas do poder público, incluindo o Deputado José Nunes, o Projeto de recuperação da Serra da Santa Cruz.
Esse projeto tem como proposta resgatar para Euclides da Cunha, as romarias, a exemplo de tantas quantas existem no Estado e no Brasil, agregar atividades de preservação e utilização racional do meio ambiente, reforçar a vocação natural de desenvolvimento turístico ecológico em comunhão ao turismo religioso da região.
Pena que meu amigo tenha desaparecido na multidão, pois se ele convenceu a prefeita a manter a tradição da subida da Serra da Santa, talvez ele consiga convencê-la a realizar o Projeto da Serra da Santa Cruz elaborado pela FACE. Vou procurá-lo, para ver se ele aceita essa incumbência. Afinal, a esperança é a última que morre!
Jesus Cristo nem nos piores momentos cruzou os braços.
Autor: João de Tidinha
Leave a Reply