Uma das maiores reservas de água subterrânea de qualidade da Bahia, a bacia sedimentar de Tucano, vai contribuir para a oferta de água em seis municípios e 22 localidades na Bahia. As obras da primeira fase do Projeto Nordeste da Bahia já foram iniciadas, com o objetivo de aproveitar o grande potencial hídrico subterrâneo da bacia para beneficiar cerca de 100 mil pessoas.
Os investimentos chegam a R$ 75 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Governo da Bahia. As obras, tocadas pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), estão em ritmo acelerado e a conclusão da primeira etapa está prevista para 2011.
O projeto é um dos mais importantes no aproveitamento do aquífero que atravessa toda região nordeste da Bahia. De acordo com a Cerb, já foram perfurados quatro poços tubulares com vazões variadas, assentados 6 km de rede de distribuição e instaladas 200 ligações domiciliares. Ao final dos serviços, serão implantados 143 km de adutora, unidades de recalque e tratamento, 106 km de redes de distribuição, unidades de reservação e 16 pontos de entrega. Esta adutora será a primeira de uso múltiplo no Estado da Bahia e a região escolhida é uma das mais carentes.
O empreendimento contempla o aproveitamento integrado do Aquífero da Bacia Sedimentar de Tucano, atendendo a uma faixa de 10 km ao longo de 1.732 km de rodovias que interligam as sedes e os distritos dos municípios atendidos.
Fonte: Tribuna da Bahia
Leave a Reply