Gilvan Menezes defende os Governos de Lula e Wagner dos ataques de José Nunes

, , 7 comentários

Em entrevista concedida ao FACE Informa, Gilvan Menezes (PT) defendeu os Governos de Lula e Wagner de ataques feitos pelo deputado José Nunes e sua esposa Fátima Nunes (DEM). Indignado com a postura e o tratamento que a prefeita e o deputado José Nunes vêm dando aos governos Lula e Wagner, falou ao FACE Informa. Confira a entrevista a seguir:

FACE – em diversos momentos o deputado José Nunes e sua esposa Fátima Nunes do DEM, atacaram os governos Lula e Wagner do PT, com adjetivos de “esperteza do governo Lula”, “não deve ser grande coisa”, “só faz promessas e não cumpre”, “não tem respeito pela população”, que “é um governo inerte, que não tem capacidade de trabalho e de desenvolver”. Como o senhor vê esses ataques?

Gilvan – Considero as acusações além de levianas e infundadas, de uma irresponsabilidade sem tamanho. Sabemos que o nosso Município recebe muitos recursos tanto do governo Estadual como Federal, além dos repasses constitucionais, muitos convênios foram realizados e até valores liberados para a prefeitura, o que contradiz todas as afirmações não só da prefeita, como do seu marido deputado.

FACE – O senhor poderia citar exemplo?

Gilvan – Claro. Exemplo é o que não falta: Programa Minha Casa, Minha Vida, Luz para Todos, Aquisição de feijão pela CONAB, Lei para aquisição de Merenda Escolar direto dos Pequenos Agricultores com o PAA, isso sem falar dos valores repassados, pois nos últimos 12 meses o Município já recebeu só do Governo Federal mais de 3,2 milhões de reais para construção de Quadras Esportivas, Pavimentação Calçamento, Melhorias Sanitárias Domiciliares, Aquisição de Ônibus Escolares, Construção de Casas Populares e até pra festa do São João a Prefeitura recebeu R$ 300.000,00 do Ministério do Turismo, isso sem falar dos patrocínios do Banco do Brasil e Petrobrás.

E mais: doação da área para a construção da Praça da Juventude, enfim, a prefeita não tem do que reclamar, aliás, as únicas coisas que estão com bom andamento no Município são as que estão vindo do Governo Federal e do Governo do Estado, pois o que depende da prefeitura está um verdadeiro caos, como a situação da saúde do Município.

De fato a prefeita não tem do que reclamar em relação às ações que dependem dos governos do PT. Aliás o que não funciona em Euclides da Cunha é devido a sua incompetência.  Parece até que ela só está preocupada em decorar a cidade, sem levar em conta que administra as necessidades básicas da vida das pessoas, e principalmente as pessoas mais carentes do município.

Uma gestão desastrosa como essa não pode atacar o governo de Lula e Wagner!

FACE – As obras realizadas aqui em Euclides da Cunha pelos governos Wagner e Lula impactam de fato na vida dos euclidenses?

Gilvan – Sem dúvida! As obras que já foram e serão realizadas aqui de fato podem transformar significativamente a vida da nossa população, como o PSF de Muriti e outros que poderão ser implantados.

Aliás, para refrescar a memória da prefeita e do deputado vou elencar algumas obras que foram feitas ou que serão realizadas com recursos do Governo estadual: Perfuração do Poço 7 (Lage) que resolveu o problema da falta d’água na sede,  Água do Crú (para sede do Município e povoados); Agua para Todos em Diversas comunidades, atendendo a mais de 2000 famílias; construções de centenas de cisternas; banheiros e sanitários; unidade de beneficiamento de mel pela CAR; Programa Sertão Produtivo (distribuição de caprinos e ovinos); Conclusão do Centro de Abastecimento, Convênio para a pavimentação do seu entorno; conclusão do Esgotamento Sanitário, Recuperação das estradas entre as comunidades dos Assentamentos Rurais, Construção das Pontes na BA 220 – Euc.da Cunha/Monte Santo, Anel Viário BR-116 (projeto em andamento); viaturas para as Polícias Civil e Militar; sede da CIRETRAN;  Campus da UNEB; dentre outros.  Isso sem falar do fardamento e instrumentos novos para a FANEOB, as diversas vezes em que proporcionamos a vinda do SAC Móvel a Euclides da Cunha, justamente pela falta de apoio da Prefeitura para aumentar a capacidade de atendimento no SINE/PAT.

E ainda na área de Educação temos Equipamento com Laboratório de computadores em todas as escolas estaduais com TV Pen-Drive e Acesso à Internet e reforma geral em todas elas;  combate ao analfabetismo através do TOPA, merenda escolar de qualidade, três novos cursos na UNEB, valorização e investimento na cultura do interior… enfim, com tudo isso e muito mais que não citei, não tem nem como comparar 3 anos e meio de Wagner com os 16 anos de desgoverno do grupo da prefeita e de seu marido.

FACE – Como o senhor vê a atuação do Deputado José Nunes na Assembléia Legislativa na defesa dos interesses da nossa região.

Gilvan – Confesso que assisti a poucas sessões da Assembléia Legislativa, porém não me lembro de ter ouvido sequer um pronunciamento do mesmo. Ainda assim, nunca enxerguei o referido deputado como defensor dos interesses da  região e muito menos do nosso Município, nem mesmo quando o grupo dele estava no poder. Aliás, as oportunidades que teve de trazer algo importante pra cá, mesmo tendo argumentos fortes de defesa, preferiu omitir-se ou desviar os benefícios para outras cidades.

Se observarmos a atuação do deputado eu diria que ele deixa e muito a desejar, pois de acordo com levantamento feito pela Transparência Brasil, as propostas legislativas apresentadas por ele no período de 06.03.07 até a 25.05.09, não tiveram praticamente nenhuma aprovação e 47 delas foram classificadas como de pouco ou nenhum impacto, ou seja, sem consequências concretas para a comunidade.

As categorias com baixo impacto, só pra citar são: homenagens a pessoas e instituições; batismos de logradouros, salas etc.; simbologia; cidades-símbolo, cidades-irmãs; pedidos de convocação de sessões solenes e especiais; e datas comemorativas. Ou seja, nada de relevante importância.

FACE – Numa entrevista no ano passado o deputado José Nunes disse que acredita na política como um instrumento de servir. Qual sua avaliação sobre isso? 

Gilvan – Depende a quem a política vai servir… O verbo servir tem várias derivações. O Presidente Lula, por exemplo, usa a derivação de servir a quem mais precisa, mas talvez, para esse caso, o mais apropriado seria servir-se dela, não?  Eu acredito na política como instrumento de servir e transformar… Porém de transformar as realidades para servir a todos, indistintamente, sem quaisquer privilégios de ordem familiar, de amizades ou de grupos, pois os recursos são públicos e como tal deve ser destinado para o benefício de todos. O cargo de político deve ser um instrumento para servir principalmente a coletividade através da formulação e aplicação de políticas públicas como ensina o grande professor Luiz Inácio LULA da Silva.

FACE – O deputado José Nunes disse em uma entrevista que se eleito deputado federal o Município de Euclides da Cunha será o grande beneficiário das suas emendas individuais que chegarão a R$ 12,5 milhões ao ano. Como o senhor vê essa perspectiva? 

Gilvan – Creio que ele deve estar dizendo o mesmo para os outros Municípios, aonde ele vem pedindo votos.  Mas a melhor forma que se tem de analisar o político é analisar a sua história e a história do deputado Estadual não conta muito a seu favor…

Mesmo sem acreditar na possibilidade, caso ele seja eleito, espero que não faça o mesmo, pois, caso ele tivesse se preocupado com o desenvolvimento do nosso Município durante os seus mandatos, não teria deixado que perdêssemos: (1) o Hospital Regional, a Escola Agrícola, e a CERB que foram para Ribeira de Pombal; (2) a Escola Modelo que foi para Itaberaba e para outros municípios; (3) os projetos de agricultura e geração de renda que foram para o sul da Bahia; (4) e as fábricas de sapatos que foram para região de conceição do Coité e Itapetinga.

Desafio que mostrem algum projeto de relevância, de autoria do deputado, que de fato tenha gerado transformações econômicas importante para o nosso Município durante a sua atividade parlamentar. A pergunta é: como deputado federal seria diferente?  

 

 

Leave a Reply