Pesquisa foi realizada para a Associação dos Magistrados Brasileiros entre 18 e 21 de agosto
Quase metade da população brasileira (43%) conhece casos de políticos que compram votos e 41% declaram conhecer alguém que já votou em troca de algum benefício. Os resultados estão em uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros e divulgada nesta terça-feira, 21 de setembro.
Os índices de conhecimento de compra de votos são mais baixos na região sudeste e entre a população com menor escolaridade. Já os nordestinos são os que mais admitem votar em um candidato que ofereça algum benefício (21% versus 13% do total) e os que menos denunciariam tal ato (65% versus 54% do total). A grande maioria da população (85%) afirma que não votaria em um candidato que lhe oferecesse algum benefício. Entretanto, apenas 41% denunciariam uma tentativa de compra de votos.
Quando questionados sobre quais são os critérios utilizados para definir o voto, 53% dizem que são as propostas dos candidatos e 21% dizem ser os benefícios que o eleitor, sua família e comunidade recebem. A grande maioria dos entrevistados declara ser a favor da Lei Ficha Limpa (85%).
Para grande parte da população, a política é uma atividade que beneficia apenas os próprios políticos: 73% concordam que o principal beneficiado é o político versus 30% que concordam que o principal beneficiado é o povo.
Leave a Reply