Os gastos das campanhas eleitoral dos candidatos

, , 3 comentários

Autor: João de Tidinha

De acordo com TSE – Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições deste ano, os 4.658 candidatos às 513 cadeiras da Câmara dos Deputados gastaram, no total, R$ 908,2 milhões com suas campanhas e não inclui as despesas de comitês financeiros e partidos políticos

Quando se trata dos gastos dos candidatos eleitos, segundo os entendidos no assunto, o gasto médio dos postulantes bem-sucedidos (os eleitos), em média supera R$ 1 milhão. Para eles, esse é o valor mínimo a ser despendido por um candidato que pleiteou ganhar as eleições na maioria dos estados brasileiros.

Os gastos de campanha, se destinam basicamente para produção de programas de rádio e TV, em anúncios de jornais e na manutenção de comitês, na impressão de cartazes, folders e cavaletes, entre tantos instrumentos que servem para tornar o candidato conhecido e divulgar suas idéias.

Sem dúvida, esses gastos estão cada vez mais caros, considerando que a evolução das tecnologias de campanha exige do candidato se adequarem aos novos veículos de comunicação para se aproximarem do eleitor, o que significa a contratação de sítios, blogs, micro blogs e etc.

A título de curiosidade, pesquisamos no site do TSE (www.tse.gov.br) a prestação de contas das eleições de 2010 de alguns candidatos. O critério da escolha na pesquisa centrou-se apenas nos candidatos mais conhecidos dos euclidenses e ao cargo de Deputado Federal. As interpretações da tabela apresentada ficam por conta do leitor desta matéria.

 

Leave a Reply