Caso se confirme mesmo a sua mudança de legenda, saindo do DEM, o deputado federal ACM Neto coloca-se nitidamente numa encruzilhada da sua vida pública, chega a um daqueles momentos em que a decisão a tomar pode mudar completamente o rumo de uma história. Com o sobrenome que carrega, mudar de legenda não é tão simples assim e significa, necessariamente, fazer uma análise profunda principalmente de “como” vai sair.
Afinal, para quem se coloca como herdeiro de uma linhagem política, que já chegou a ser a mais importante e poderosa da Bahia, não é imaginável protagonizar solitariamente o ato de trocar de legenda.
Há todo um grupo que, mesmo bastante esvaziado pelos resultados das últimas eleições, ainda faz parte da história política baiana e necessita ser consultado, até para que o passo a ser dado carregue consigo algum simbolismo e agregue ao seu principal representante pelo menos uma parte do prestígio do passado.
Até porque não vejo em ACM Neto força nem estatura política suficientes para arrastar consigo, de forma isolada, a maioria das lideranças que ainda são fieis à memória do seu avô e fundador do carlismo, o falecido senador Antonio Carlos Magalhães.
O curioso é que em todo o noticiário que tenho lido a respeito desta possível mudança de endereço do parlamentar nada vi a respeito de alguma movimentação do mesmo em relação a essas considerações que fiz nos dois parágrafos anteriores. Dá a impressão de que ACM Neto estaria pronto a se desvincular de vez do que resta do quase extinto “carlismo” e iniciar vida nova, possivelmente numa legenda que se situará no campo da oposição e, como andei sabendo, que teria como inspiração e liderança maior o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Para reforçar esta impressão, fiquei sabendo que figuras como o ex-governador Paulo Souto, candidato derrotado nas eleições de outubro passado, não estariam sequer informadas da movimentação, por enquanto ainda envolta em mistérios e silêncios, do deputado federal.
Como tudo ainda está meio nebuloso nesta história, é bom aguardar para ver o comportamento do parlamentar que pode estar dando o passo decisivo para sepultar de vez o “carlismo”.
Análise do comentarista Paixão Barbosa- ATARDE ONLINE
Leave a Reply