BARREIRAS
Bolsa Família: pioneirismo em atendimento nos bairros
O município de BARREIRAS, no oeste da Bahia, a 857 km de Salvador, é o primeiro do Brasil a possuir uma unidade móvel de atendimento nos bairros aos beneficiários do programa Bolsa Família. Lançada pelo governo municipal no dia 18 de maio deste ano, a unidade tem como propósito facilitar a vida dos moradores das comunidades periféricas e da zona rural.
ENTRE RIOS
Apicultura é destaque do município
O desenvolvimento da agropecuária no município de ENTRE RIOS a 130 km de Salvador, está em ritmo acelerado. As ações de fomento ao campo acontecem na apicultura, através da atuação da Associação Apicultores de Entre Rios – APIRIOS, com diversos cursos de profissionalização, que tem a participação da prefeitura municipal com o projeto Cidadão do Futuro. O município conta com 38 produtores da agricultura familiar, que produzem e fornecem frutas, verduras e hortaliças para escolas.
ALAGOINHAS
População recebe atendimento odontológico gratuito
Alagoinhas, a 108 km de Salvador, recebe a carreta odontológica do Odonto SESC. O projeto desenvolvido em parceria entre a prefeitura e o serviço social do comércio, tem o objetivo de levar para toda comunidade, sobretudo a mais carente, assistência odontológica gratuita e de qualidade. No primeiro mês de atuação do Odonto SESC, foram realizadas 4.079 atendimentos odontológicos.
SANTA BÁRBARA
Jailson Costa (PT), prefeito de Santa Bárbara município situado a 147 km de Salvador, quando assumiu a administração de Santa Bárbara, a saúde era um dos setores mais carentes do município. Essa realidade vem mudando. Para tanto, segundo Jailson, com o apoio do Governador Jaques Wagner e do Secretário de Saúde Jorge Solla, a reforma do hospital, o único do município, já se torna uma realidade, oferecendo atendimento para toda a região e, principalmente para os usuários da BR 116 Norte em caso de acidente. Além disso, já se tem um serviço mais ampliado e próximo das pessoas que precisam. Foi investido em diversas especialidades para atendimento continuado, como clinico Geral, cirurgião, pediatra, odontólogos, ginecologista, mastologista, psiquiatra e equipes para seis PSFs. A meta é fazer o serviço chegar a todos que precisam com o projeto Saúde Itinerante: uma equipe composta por um médico, um técnico de enfermagem e um assistente administrativo que se desloca para as comunidades onde não tem programa Saúde da Família (PSF), e oferece o atendimento aos usuários que ainda recebem gratuitamente a medicação indicada.
Fonte: Jornal ATARDE e FACE
Leave a Reply