1.O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) anunciou na tarde desta segunda-feira, 4, que os comunistas do B estão organizados para lançar candidatos às chapas majoritárias e proporcionais nas eleições municipais de 2012, na Bahia, em 360 municípios. Destes, Álvaro destaca que, em 70 deles, o PCdoB já tem nomes a pré-candidtos a prefeitos. Destaque: a deputada federal Alice Portugal, em Salvador.
2. Álvaro não vê retrocesso, mas, admite alianças em alguns municípios entendendo que até a época do pleito, no segundo semestre de 2012, o PCdoB estará estruturado e com candidatos em todos 415 municípios baianos. Sobre Salvador, ainda entusiasmado com a performance de Alice no 2 de Julho, diz que é uma candidatura pra valer “e temos fortes esperanças de elegê-la”.
3. Pelo visto e de acordo com as observações de Gomes, a candidatura de Alice Portugal em Salvador é inegociável numa provável aliança em 1º turno, uma vez que o pleito se dá em dois turnos, e há espaços e tempo para isso adiante. Ou seja, Alice irá mesmo disputar a eleição no primeiro turno e só pensaria em alianças no segundo turno, quer comandando o processo como vencedora, e/ou coadjuvante. O PCdoB não admite derrotas, no termo purista da palavra.
4. Há um entendimento nos bastidores do PCdoB dando conta de que este partido perdeu espaços para o PSB, da senadora Lídice da Mata, por falta de ousadia, de impetuosidade, entendendo-se que é mais estruturado do que os socialistas, mas, foi preterido nas eleições municipais de 2008, com Pinheiro, e ao Senado, em 2010. Não arriscou; não petiscou.
5. Agora, pelo exposto, quer arriscar e petiscar.
6. Álvaro cita outras cidades que o PCdoB pretende ter candidatos a prefeito: Itabuna, Barreiras, Lauro de Freitas e Conquista. Destas, cita o nome do deputado Fabrício Falcão, de Conquista, como inegociável. É outra cidade que deverá ter 2º turno e Fabrício estaria bem situado em pesquisas internas do partido.
Fonte: BahiaJá
Leave a Reply