Partidos montam estratégias para 2012

, , Leave a comment

Lílian Machado

Faltando um ano e três meses para as disputas municipais, os partidos já intensificaram as suas ações e estratégias para o pleito. Nesse fim de semana, pelo menos três siglas promoveram eventos que demonstram a articulação por espaços para 2012. Além do jogo dos bastidores, os partidos já começaram a colocar a “cara na rua”, com o objetivo de chamarem atenção de possíveis simpatizantes.

O Democratas deu o pontapé, buscando a proximidade com lideranças de comunidades populares ao realizar a primeira edição do fórum “A cidade e seu futuro”, em uma comunidade da Vasco da Gama. Apontado como pré-candidato do partido à prefeitura de Salvador, o deputado federal ACM Neto conduziu o debate ao ouvir os moradores. Depois de anunciar novas filiações, os petistas também não perderam tempo e se reuniram para discutir o pleito de 2012. Já o PSB, da senadora Lídice da Mata, reuniu lideranças do interior e Região Metropolitana de Salvador com o intuito de articular novas adesões. 
 
Os democratas sinalizaram que vão aproveitar os fóruns como forma de aprofundar os contatos com as comunidades de Salvador. Apesar de colocarem como motivação a discussão de problemas e alternativas de solução para a capital baiana, eles demonstraram que vão usar as atividades como forma de capitalizar apoios. “Nossa ideia é realizar ao menos uma edição do fórum por mês, sempre em um bairro diferente de Salvador. Assim, vamos debater a cidade de uma forma ampla e participativa”, disse ACM Neto.

A executiva estadual do PT, que comemorou a filiação de mais oito prefeitos, mais uma vez se reuniu para debates de relevância nacional, como as reformas tributária e política, no entanto o grande foco foram às eleições municipais de 2012. Na capital, o partido deu sinais de que deve mesmo apostar no nome do deputado federal Nelson Pelegrino, presente no encontro.

“Muita unidade na estratégia eleitoral e na política de alianças do partido. Seja sobre a importância da unidade e da vitória da frente política liderada pelo governador Jaques Wagner, como também no crescimento político e eleitoral do PT, ultrapassando a barreira de uma centena de governos petistas em cidades baianas”, disse o presidente do partido, Jonas Paulo.

Com o objetivo de ampliar a participação do partido em 2012, a presidente do PSB baiano, Lídice da Mata, discutiu filiações e alianças com a executiva estadual e lideranças de alguns municípios, na sede da sigla. Segundo Lídice, o PSB está aberto a novas filiações: “Mas o compromisso com a ética e a lisura, com as políticas sociais, com o apoio ao governo Wagner e aos candidatos a deputado estadual e federal do nosso partido são as condições necessárias para todos aqueles que desejam estar ao nosso lado nesta caminhada”, afirmou.

PHS debate eleições no dia 30

O PHS (Partido Humanístico da Solidariedade) promove no dia 30 próximo, das 14 às 18 horas, no Hotel Fiesta, o I Encontro Estadual do PHS/Bahia, para discutir as propostas de trabalho para as eleições de 2012 e 2014, unificando o discurso e os procedimentos administrativos e políticos, sob a coordenação geral do presidente do partido no estado, Miguel Rehem. Estarão presentes o presidente nacional, Paulo RobertoMatos, o vice, José Belarmino Souza, o secretário geral, Eduardo Machado, primeiro-secretário, Luiz Cláudio França, deputados federais e estaduais, prefeitos, vice, vereadores e pré-candidatos às próximas eleições.

Segundo o presidente Miguel Rehem, o encontro será uma oportunidade de nivelar o conhecimento dos dirigentes e mandatários do PHS-BA quanto ao que o partido vem desenvolvendo após os resultados do pleito de 2010, consolidado com a reforma estatutária ocorrida em 22 de janeiro, na Convenção Nacional realizada em São Luiz-MA, além de ser um momento de congraçamento entre filiados do PHS e membros do Direção Nacional. Não terá assim, explica Miguel, nenhum caráter deliberativo, e sim afirmativo e explicativo das decisões e deliberações emanadas da Convenção Nacional e Regional. Inscrições e informações pelo site: http://phsbahia.spacelog.com.br ou email: phsbahia@gmail.com, fones 9166.5717 ou 9143.6992.

Miguel Rehem explica ainda que espera-se a multiplicação das informações entre os demais filiados e a implementação de medidas que façam refletir nas municipais, entre filiados e mandatários, tudo o que for exposto no dia 30. Os olhos do PHS estão voltados para as eleições 2012 e 2014, daí a necessidade de unificar o discurso e os procedimentos administrativos e políticos, principalmente. Outro tema relevante será a reforma politica

 

Leave a Reply