Euclides da Cunha fica atrás de Quijingue no índice do IFDM

, , 1 comentário

Por: João de Tidinha

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal– IFDM é um estudo anual que acompanha o desenvolvimento de todos os municípios brasileiros em três áreas: emprego e renda, educação e saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Como já foi divulgado, Euclides da Cunha ficou classificado no IDSUS publicado pelo Ministério da Saúde (O IDSUS é o resultado do cruzamento de 24 indicadores que avaliam se a população está conseguindo ser atendida em uma unidade pública de saúde, além da qualidade do serviço), em 15º colocado entre os municipios da região que compõe o Território Semi-árido Nordeste II, ficando atrás de Uauá, Glória, Caldas de Cipó, Olindina, Banzaê, Ribeira do Amparo, Sitio do Quinto, Canudos, Monte Santo, Quijingue, Itapicuru, Tucano e Nova Soure.

Já em relação ao o IFDM (índice mais abrangente), Euclides da Cunha, mais uma vez ficou atrás dos municípios vizinhos tais como: Quijingue, Fátima, Ribeira do Amparo, Coronel João Sá, Serrinha, Valente, Glória e Antas.

A coisa vai mal! Festejam-se tantas realizações, mas os indicadores sociais que medem a saúde, educação, emprego e renda não refletem isto.Euclides da Cunha tem apresentado índices bem abaixo de muitos municípios que têm um nível de arrecadação muito menor do que o seu. Tais resultados demonstram que os elementos essências para a melhoria da qualidade de vida dos euclidenses, aparentemente, não estão sendo tratados com prioridade pela gestão atual.

Os dados podem ser vistos no seguinte endereço:

http://www.firjan.org.br/IFDM/

 

Leave a Reply