Por: João de Tidinha
Mesmo com o aumento de vagas de 10 para 15, concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha em 2012 será uma tarefa difícil.
Considero que a tarefa de se eleger vereador é até mais difícil do que se eleger prefeito, onde o eleitor nesta opção escolhe um ou outro. Temos no nosso Município 58 candidatos pleiteando o cargo de vereador. Sendo assim, para ter sucesso nessa empreitada e se eleger, cada candidato terá que eliminar pelo menos três concorrentes.
Apesar das dificuldades muitos euclidenses abraçaram esse desafio. Aquele que já é vereador e se candidata à reeleição leva uma grande vantagem em relação aos considerados “iniciantes”. O vereador, exercendo o seu mandato, consegue fixar e fortalecer o seu nome, fazendo-se ainda mais conhecido, o que o ajuda em muito em sua reeleição. Porém, aqueles que não demonstraram bom desempenho, podem ser penalizados na hora da escolha dos eleitores.
De acordo com dados obtidos dos registros oficiais do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, para efeito de análise, fiz a seguinte divisão entre os candidatos:
1. Vereadores candidatos à reeleição
2. Ex-vereadores candidatos à reeleição
3. Novos nomes – os iniciantes.
No grupo 1 (Vereadores candidatos à reeleição) temos: Alirio Pereira, Cláudio Lima, Diassis, Durão, Ireno Barreto, Zé de Fulgêncio, Zefinha Bastos, Breno e Romilda Costa.
Desse grupo, duas vagas já estão abertas para renovação: uma do vereador Luciano que concorre ao cargo de prefeito; e a outra da vereadora Zefinha Bastos que embora tenha registrado a sua candidatura, já manifestou a sua intenção em não mais concorrer, jogando o seu prestigio político e o seu carisma pessoal na eleição de sua filha Fabiola Bastos. Dos 8 restantes, acredito que 2 a 3 não conseguirão renovar o mandato, ou seja 4 ou 5 vereadores serão caras novas neste grupo.
No grupo 2 (Ex-vereadores candidatos a reeleição) temos: Aroldo Rocha, Bolivar, Wilson Vitor, Pequinho Abreu e Rejane Canário.
Na minha avaliação, desse grupo 3 a 4 conseguirão retornar à Câmara, tendo em vista que todos eles são bons de votos e já tiveram seus nomes aprovados em eleições anteriores.
No grupo 3(Novos nomes) temos: Adália, Professor Jorge Canário, Galeguinho, Arnaldo do Tucucuru, Cristina Cabeleireira, Daniel da Veterinária, David, Ping Pong, Eleine Pinheiro, Nide, Fabíola Bastos, Genilda, Nenem de Diassis, Gilberto do Sindicato, Del Lima, Iranice Dias, Tita da Embasa, Adriano Reis, Carlito, Mergulho, Junior da Rosa, Júnior da Pax, Jurandy Brito, Luciano da Amargosa, Luizinho de Lula, Marcio do CAPS, Marcos Valério, Marisa, Neide de Lula, Ney das Populares, Nilda Reis, Nivaldo Costa, Professor Raildo, Mundinha Vieira, Júnior Dantas, Rivaldo, Samuel, Sandro Foguinho,Simone Mattos, Solange Rocha, Taise,Bira da Saúde, Valdemir e Virginia.
Entre os novos nomes, avalio que 7 a 8 candidatos têm grandes chances de vitória. São eles: (a) os que já foram testados nas urnas em eleições passadas com expressivo número de votos; (b) os que têm grau de parentesco (mãe, filho, filha e outros) com políticos com grande potencial de votos; (c) os que ao longo dos anos prestaram relevantes serviços para a comunidade na área social e de saúde, tanto do grupo da situação como da oposição.
Em relação às candidaturas, cabe notar que, segundo registro do TSE, foi apresentada impugnação (pedido de impugnação do registro por candidato, partido, coligação ou pelo Ministério Público (Res. TSE 23.373 art. 40) do registro dos nomes dos seguintes candidatos; Alirio Pereira, Diassis, Ireno Barreto, Breno, Rejane Canário, Adália, Romilda Costa, Sandro Foguinho, Simone Mattos, Valdemir e Marcio da CAPS todos do PSD.
Constam ainda David e Mundinha do PRTB; Eleine Pinheiro do PDT; Tita e Nivaldo do PT e Virginia do PV. Como o status da candidatura ainda está “Aguardando julgamento”, a solicitação pode ser aceita ou não pelo juiz eleitoral. Vamos aguardar para ver.
Finalmente, gostaria de chamar a atenção dos eleitores quanto ao fato de que em todas as campanhas eleitorais aparece muita gente vendendo sonhos, mas a grande maioria só entrega pesadelos. Por isso é importante que o avaliem bem seus candidatos e não vendam o seu voto. Lembrem-se: “Voto não tem preço, tem consequências”.
Leave a Reply