Por: João Carlos Rodrigues
A arte de viver é simplesmente a arte de conviver com aquilo que a vida nos propicia. Aqui na nossa região temos aprendido da necessidade da convivência harmônica do que chamo dos três ”S”: o Sertanejo, o Semiárido e a Seca.
Foi sobre esse tema que recentemente tive uma conversa com os amigos Robério, Pequinho e João de Tidinha. Falávamos sobre a dura situação que se encontra o sertanejo euclidense em função da seca que assola nossa região.
Essa seca que atualmente assola o semiárido baiano, não é a primeira nem será a última. Diante dessa certeza, temos que juntos criar alternativas de convivência que possam amenizar os efeitos da mesma na nossa região. É necessário discutirmos junto com a comunidade e os poderes públicos constituídos os caminhos a serem adotados para enfrentarmos essa situação que se repete periodicamente.
Temos trabalhos de diversos estudiosos e profundos conhecedores do nosso semiárido que apontam algumas alternativas que poderiam ser adotadas aqui em Euclides da Cunha. O que de fato falta é a iniciativa das comunidades locais nesse sentido e a mobilização de todos os envolvidos, tais como: as cooperativas, o comércio, os políticos e a população em geral.
Com esse propósito, como resultado das conversas com os amigos referidos, decidimos iniciar um movimento em favor de uma melhor convivência entre o Sertanejo, o Semiárido e a Seca.
Sabemos da coragem do nosso povo para encarar desafios e dificuldades. Mas isso somente não é suficiente. Precisamos de uma ação articulada para que possamos aprender cada vez mais com a diversidade da natureza nordestina e encararmos a aridez como uma vantagem e não como prejuízo para o desenvolvimento econômico e social da região.
Pretendemos através da promoção de seminários e publicações sobre o tema identificar ações concretas que possa ser implementadas na nossa região.
Iniciaremos o nosso movimento com a apresentação de alguns trabalhos de autores diversos acerca do tema, nesse veículo de comunicação, além de abrirmos também um canal de discussões com Governo, Entidades, Instituições e Autoridades.
Aproveito para convidar todos aqueles que se interessam pelo assunto, para juntos iniciarmos este trabalho, que, sem sombra de dúvidas, será um marco na história da nossa Euclides da Cunha.
Em breve estaremos marcando reuniões para tratarmos da organização do evento e dos primeiros passos a serem adotados.
Um forte abraço a todos. Estamos juntos…
Leave a Reply