A EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE

, , Leave a comment

Por: João de Tidinha

 A educação desempenha um papel fundamental na transformação da sociedade. Ela é um importante instrumento transformador, permitindo a renovação contínua da estrutura social e possibilitando reflexões e decisões cruciais sobre o futuro da nação. Por meio da educação, os indivíduos adquirem conhecimento, habilidades e valores essenciais para se tornarem cidadãos ativos, críticos e participativos. Além disso, a educação é vista como uma das chaves para a cidadania global e o desenvolvimento sustentável. Portanto, investir na educação é investir no progresso humano, na inclusão social e na construção de um mundo mais justo e equitativo.

Recente o jornal do Estado de São Paulo publicou um editorial sobre esse tema: “Das prioridades municipais” onde extrair a opinião daquele jornal, considerando as eleições para prefeito e vereadores dos 5.570 municípios do Brasil, no próximo mês de outubro.

Diz o texto:

“Para contribuir com um lastro propositivo às campanhas municipais e tentar evitar que se baseiem apenas em ataques e acusações entre os candidatos – espetáculo que, infelizmente, o eleitor se habituou a acompanhar em períodos eleitorais –, a organização Todos Pela Educação traçou um panorama sobre o acesso escolar, da creche ao último ano do ensino básico, em todas as cidades brasileiras.”.

“Os municípios são os grandes agentes da educação básica no Brasil, com 62% da oferta de matrículas. Esse peso e a necessidade de o País aperfeiçoar sua base de ensino fazem da Educação uma política pública prioritária em qualquer programa de governo. Cabe às administrações municipais garantirem o direito constitucional de acesso à aprendizagem a todas as crianças, seja em creches, pré-escolas e no Ensino Fundamental”.

VEJA ABAIXO OS DADOS DO MUNICIPIO DE EUCLIDES DA CUNHA-BAHIA: os principais números (Resumo).

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador que reúne, em um só número, informações cruciais para avaliar a qualidade da educação no Brasil. A escala vai de zero a 10

No caso do nosso Munícipio, o IDEB no início do ano de 2021 apresentava o índice de 4,3%. A média do estado da Bahia neste mesmo período foi de 4,9% e a nacional de 5,5%.

O índice de alfabetização no ano de 2023 foi de 33,0%. No estado da Bahia no mesmo período foi 37,0% e a nacional 54,0%.

Estão matriculadas 87,0% das crianças entre 4 e 5 cinco anos, quando o índice no estado da Bahia é de 94% e o nacional 93%.

Aqueles que quiserem obter mais dados sobre a publicação, acessar através do link abaixo:

Educação Já Municípios 2024 (todospelaeducacao.org.br)

E concluindo, nota-se que o avanço na educação em todo Brasil, ocorre muito lentamente. mas ainda é pouco. O Brasil precisa de mais do que isso para crescer, e o esforço começa nos municípios.

 

Leave a Reply