Por: João de Tidinha
A educação no município de Euclides da Cunha segundo o Índice de Desenvolvimento de Educação básica (IDEB) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (5) foi classificada como sendo a 12º dos municípios da região do Território Semi-árido Nordeste II abrangendo:
O IDEB é um indicador nacional que vai de uma escala de zero a dez e possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
Este indicador mostra que em Banzaê, Ribeira do Pombal, Valente, Tucano, Adustina, Fátima, Uauá, Paripiranga, Gloria e Nova Soure a prioridade é a educação.
Festejam-se tantas realizações, mas os indicadores sociais que medem a saúde, educação, emprego e renda não refletem isto. Euclides da Cunha tem apresentado índices bem abaixo de muitos municípios que têm um nível de arrecadação muito menor do que o seu.
Tais resultados demonstram que os elementos essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos euclidenses, aparentemente, não estão sendo tratados com prioridade pela gestão atual.
Leave a Reply