Por: Everson Matos
Para começarmos precisamos lembrar que nossa cidade é privilegiada por uma feira-livre que corresponde à metade da economia do município e uma das maiores da região.
Ela que abrange a Avenida Rui Barbosa, a rua oliveira brito e metade da Avenida Almerindo Rehem começou numa praça e hoje toma mais ou menos 20% da cidade. Como foi a trajetória dela nesses 129 anos de idade? É isso que iremos ver nessa matéria.
Tudo começou em 08 de Dezembro de 1880, um dia de quarta-feira, no povoado de Cumbe, que naquela época era apenas composta por um praça e uma igreja que seria inaugurada naquela mesma data, a feira começava ali, vendia-se de tudo: Frutas, legumes, feijão, farinha, chapéus de couro e outros objetos típicos do sertão.
A partir dali aquela feira ficou sendo realizada naquele local, até 1910, quando o intendente da época, Francisco Silva Dantas, que mandou cortar algumas cajaranas num terreno próximo e construiu um barracão para a feira, este terreno hoje é a Praça Duque de Caxias. Neste tempo no entra-e-sai de intendentes de ideais e partidos diferentes, a feira ficou só mudando de lugar,em algumas administrações ficava em frente ao hotel Lua, em outras voltava para a rua da igreja,e em uma ou duas chegou a ficar até no beco do cemitério.
Com a chegada do tempo dos prefeitos em 1933, a feira ficou sendo realizada na atual Avenida Rui Barbosa dali ela se expandiu para as outras ruas.
Atualmente, cogita-se em transferir a feira para o centro de Abastecimento, ainda inacabado, próximo a BR116, isto fica a decisão da prefeitura.
Mas transferindo ou não, A feira continuará sendo um forte símbolo da nossa cultura e nossa economia.
Leave a Reply