A festa da democracia com muitas promessas e esperanças

, , 7 comentários

sem-tatulomdomundoNo último dia 22 de fevereiro a prefeitura promoveu no Grêmio Cultural Recreativo de Euclides da Cunha a “festa da democracia”. Foi um evento caro e luxuoso com direito a salgadinhos, refrigerantes e muitas promessas. Nela a prefeita apresentou os projetos  que pretende realizar em 2010 e distribuiu o seu Informativo com o título “O melhor lugar do mundo é aqui. Agora!”. 

Mais uma vez, através do seu Informativo a prefeitura tenta subestimar a inteligência dos euclidenses, ao dizer que o nosso Município é o “melhor lugar do mundo”.  Se esta frase fosse dita por Raimundo Renato de Oliveira que mora no povoado macacu, e tantos outros que conheço, para mim teria o maior  significado. Porque eles são felizes nos locais onde moram, a despeito de não terem energia elétrica, água encanada, posto de saúde, instalações sanitárias e outros serviços públicos tão necessários para uma vida digna.  Mas, da forma que foi colocada, por um Gestor Público através de um informe publicitário, é no mínimo desconhecer a realidade de uma população carente num município onde os indicadores são os piores possíveis, senão vejamos: (1) O IDH- Índice de desenvolvimento humano é inferior aos dos municípios vizinhos (por exemplo Canudos e Macururê); (2) as áreas de saúde e educação deixando muito a desejar (IDEB pior do estado); (3) não existe um matadouro funcionando; (4) as carretas e caminhões transitam pelo centro da cidade, e vários outros  graves problemas a serem solucionados é o “melhor lugar do mundo”. Isso é o mesmo que chamar o povo de cego ou burro.

              No referido informativo a prefeitura afirma que em apenas 1 ano, efetuou mais calçamento  nos povoados do que foi realizado nos últimos 76 anos, desqualificando todos os gestores anteriores, inclusive sem reconhecer que parte do calçamento tão festejado foi iniciado na gestão anterior.  

No seu “túnel do tempo” a prefeita não reconhece o mérito dos gestores anteriores que construíram as escolas públicas, o Hospital Municipal, o Ginásio de Esportes, o Estádio Municipal e o Parque de Exposição, ao tomar para si autoria da “reconstrução” ou da “recuperação” dos mesmos. Na realidade a pintura e a manutenção dos bens públicos é um dever de qualquer gestor público responsável.  

Apesar de fazer criticas aos partidos de oposição e aos governos de Lula e de Jacques Wagner, a prefeita se apropria das suas realizações para fazer propaganda em benefício da sua gestão, a exemplo do Centro de Abastecimento e da recuperação dos poços artesianos. 

Quem leu a “prestação de contas” da prefeitura percebe que de fato, houve sim algumas realizações em 2009, porém muito pouco comparado com quantidade de promessas que já foram feitas pela prefeita. Devemos reconhecer o mérito da inauguração de uma biblioteca pública e o início do calçamento de algumas ruas dos povoados. As demais “realizações” citadas no Informativo da prefeitura são ações de ordem administrativas e de manutenção dos bens públicos que são de responsabilidade de qualquer gestor, eleitos para fazer esse trabalho e para o qual são muito bem remunerados.

 

Não tendo de fato muito que mostrar a prefeita decidiu promover um “show de marketing”, custeado pelos cofres do Município para  encher o povo de mais promessas e esperanças. As novas promessas para 2010 são:

 

1. Urbanização da Avenida Ruy Barbosa

2. Intervenções na Praça Duque de Caxias com instalações de quiosques e fonte luminosa.

3. Pavimentação da  Avenida Renato Campos paralela aos dois lados da BR116 no trecho entre o Centro de Abastecimento e a entrada do Bairro Duda Macário.

4. Construção das praças da Ararinha Azul em frente ao Educandário Oliveira Brito, a do Alto do Cruzeiro na Caixa D’água e da Praça Esportiva.

5. Construção de 50 casas  para famílias carentes no Bairro Nossa Senhora da Conceição (Populares) e 30 no povoado de Ruilândia.

6. Construção de creche no Bairro Dengo

7. Instalação do Instituto Federal da Bahia-IFBAHIA (Ex-Escola Técnica Federal) no Município.

Como o ano de 2010 é um ano de eleições, por razões obvias, espero que a prefeita realize algumas das promessas acima. Porém, não devemos nos esquecer também daquelas promessas já feitas pela prefeita durante sua campanha política – num total de 85, que consta do seu Programa de Governo – e que deverão ser cobradas.

Finalmente, no Informativo da prefeitura outra manchete subestima a inteligência dos euclidenses ao dizer  “Aqui o futuro é hoje”. Realmente, se de fato o futuro é construído de promessas, então aqui, o futuro é hoje, pois o que não faltam são promessas.  Mas será que o povo vai se contentar só com promessas? 

Autor: João de Tidinha  

Fotos: site Revista Vida Brasil

 

 

Leave a Reply