Por: João de Tidinha
Ao se aproximar a data das eleições o cidadão precisa conhecer o candidato a quem ele confiará o destino do seu município nos próximos quatro anos. Nesse aspecto, os debates políticos entre os candidatos são essenciais para o eleitor avaliar com clareza as propostas e as prioridades de cada candidato. O debate aprimora o nosso sistema democrático.
Com o debate, o eleitor terá a oportunidade de discutir, mesmo que superficialmente, os problemas do município e apontar ou sugerir soluções. Por meio do debate os candidatos, sem artificialismo da propaganda produzida que por muitas vezes fazem o eleitor acreditar que eles são demais, poderiam apresentar as suas principais propostas e o seu plano de governo, bem como discutir as ideias do adversário. É uma oportunidade de o eleitor avaliar com mais critério o perfil de cada candidato, a sua linha de trabalho, competência, sinceridade e comprometimento com a solução dos problemas do município. Nesse sentido, o debate público estimula a discussão e os compromissos feitos pelo futuro gestor.
Tendo clara a importância de se pensar o futuro do nosso município, seus problemas e as possíveis soluções, e entendendo o processo eleitoral como fundamental para a nossa democracia, todos os candidatos deveriam aproveitar ao máximo os debates políticos para exporem as suas ideias, seus planos e sua visão de futuro. Não obstante, a cultura da dádiva e do favor, do clientelismo, da política como balcão de negócios ainda ter muita força, já avançamos muito e temos uma grande parcela da população crítica e consciente de seus direitos de cidadania.
Diante de tudo isto, é importante refletirmos: Vale a pena votar em candidatos que não valorizam os debates? Não expõe suas ideias e propostas? Não dialoga com o povo?
Leave a Reply