Por: João de Tidinha
Além de aprimorar o nosso sistema democrático, nos debates os candidatos têm a oportunidade de discutir, mesmo que superficialmente, os problemas do sua região e apontar ou sugerir soluções. Por meio do debate os candidatos, sem artificialismo da propaganda produzida que por muitas vezes fazem o eleitor acreditar que eles são demais, poderiam apresentar as suas principais propostas e o seu plano de governo, bem como discutir as ideias do adversário. É uma oportunidade de o eleitor avaliar com mais critério o perfil de cada candidato, a sua linha de trabalho, competência, sinceridade e comprometimento com a solução dos problemas do Estado. Nesse sentido, o debate público estimula a discussão e os compromissos feitos pelo futuro gestor, tornando-se o modo mais civilizado e transparente para que toda a comunidade saia ganhado.
Tendo clara a importância de se pensar o futuro do nosso estado, seus problemas e as possíveis soluções, e entendendo o processo eleitoral como fundamental para a nossa democracia, todos os candidatos deveriam aproveitar ao máximo os debates políticos para exporem as suas ideias, seus planos e sua visão de futuro.
No último debate apresentado ontem pela rede globo, tornou-se uma entrevista de 30 minutos com o candidato ACM NETO, haja vista a ausência do seu adversário direto JERONIMO RODRIGUES,
Não se justiça uma recusa do candidato JERONIMO em debater, vez que o eleitor tem que escolher entre os dois postulantes no próximo dia 30.
Os baianos mereciam, pelo menos uma atitude de respeito para aqueles que ficaram na expectativa de ver os principais problemas do Estado serem discutidos, as ideias e propostas dos postulantes para as soluções, até para que o eleitor possa definir seu voto.
A Bahia é a sexta economia do Brasil, o quarto maior colégio eleitoral do País, cabe o país da França em seu território. O PT e seus partidos aliados, deveriam avaliar que o candidato apresentado por eles não tem o preparo e a experiencia necessárias para exercer um cargo que é governar o Estado e administrar os graves problemas que atravessa.
Já vimos esse filme com a presidenta DILMA do PT. Foi destituída do cargo, por falta de experiencia política e de gestão pública. Nunca exerceu nenhum cargo eletivo, nem de vereadora sequer.
Registro também, no sentido inverso, o histórico do Governador RUY COSTA. Foi vereador, deputado Federal, chefe da casa civil do governo WAGNER, treinado e preparado por ele para ser Governador.
Os eleitores brasileiros estão mudando. Pesquisas realizadas, revelou que agora eles dão mais importância aos debates políticos do que a comícios e passeatas.
Diante de tudo isto, é importante refletirmos: Vale a pena votar em candidatos que não valorizam os debates? Não expõe suas ideias e propostas? Pense nisso.
Leave a Reply