Adesão à vacinação no Brasil derruba mortes, internações e contágios por Covid-19

, , Leave a comment

Apesar de ter começado a vacinar tarde, o Brasil tem forte aceitação da vacina contra a Covid-19 e entra em um novo patamar da pandemia. O país supera 35% da população completamente imunizada, o que já se reflete nos números de transmissão do coronavírus, hospitalização e mortes.

A média móvel de casos de Covid-19 está abaixo de 15 mil, patamar comparável a maio de 2020. E a de mortes chegou ontem a 597, 80,9% menor do que o pico da letalidade no país, em 12 de abril, quando o levantamento estatístico apontou 3.015 óbitos.

Embora seja o segundo país com mais mortes na pandemia, 588 mil, o Brasil, neste momento, está em melhor situação em relação a outras nações. Tem em média 2,4 mortes por milhão de habitantes, enquanto os Estados Unidos registram 5,4, e Israel, 3, 7.

Além disso, a taxa de transmissão do coronavírus, medida pelo Imperial College de Londres, segue caindo e está em 0,81, o menor índice desde novembro de 2020. E a ocupação de leitos de UTI está fora das zonas de alertas em 90% dos estados brasileiros, segundo a Fiocruz.

A nova fase é vista com esperança por especialistas. “Acredito que estamos entrando no terço final da pandemia”, diz infectologista Alexandre Naime Barbosa, da Unesp. Mas os desafios na imunização estão longe de terminar: “Eles incluem, em primeiro lugar, completar a segunda dose da população adulta, depois fazer a dose de reforço nos idosos”.

Fonte: O GLOBO

 

Leave a Reply