Por: João de Tidinha
No dia 29/08 a prefeita Fátima Nunes (DEM) em um evento de inauguração do local onde funcionarão as secretarias municipais de Saúde, Educação, Agricultura e Assistência Social, denominado de NAP (Núcleo de Apoio á População), ela disse que aquela inauguração era o ponta pé inicial das suas realizações: “Guarde meu programa de governo, pois todas as obras especificadas ali vão ser realizadas, porque tenho compromisso, respeito e carinho por minha terra. Se Deus quiser eu vou ser a prefeita do sonho de vocês”, disse.
É bom lembramos que a prefeita já está no poder a quase nove meses e dizer que a inauguração de uma sede para abrigar algumas secretarias é o ponta pé inicial de suas realizações, É MUITO POUCO e já está bastante atrasada.
A prefeita de nossos sonhos
Definir a prefeita dos sonhos de todos seria muita pretensão, pois sabemos que as necessidades do Município são tantas, que nenhuma pessoa sozinha poderá resolvê-los em um curto espaço de tempo. Contudo, acredito que povo deseja muito mais do que simples “inaugurações”. É preciso que a prefeita preencha pelo menos os requisitos requeridos para uma boa gestão, com ATITUDES e SOLUÇÕES.
A boa prefeita é aquela que está a serviço do município, conhece as necessidades de cada comunidade e RESOLVE seus problemas. Não só administra com dedicação e seriedade, mas também PRESTA CONTAS DE SEU TRABALHO.
E o que esperar de uma boa prefeita, uma prefeita dos nossos sonhos?
Em primeiro lugar, o mínimo que se espera é fidelidade ao seu povo, expressa no cumprimento do programa de governo e nas suas promessas de campanha.
Em segundo lugar, capacidade administrativa, liderança política, bom conhecimento dos assuntos da cidade, equilíbrio no enfrentamento de crises, postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno, paciência e disponibilidade para ouvir a população e os vereadores, tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalha, disponibilidade para ter presença contínua no município, hábito de trabalhar com planejamento e em equipe e coragem de dizer não.
Em terceiro lugar, a boa prefeita deve ter as qualidades necessárias para uma vida política sadia e honesta, com TRANSPARENCIA nas atividades públicas, separação completa entre os recursos públicos e os interesses da família, dos amigos, de empresas e do partido. Por fim, pede-se a um bom prefeito que seja competente na arrecadação de recursos para dar conta das demandas populares.
Promessas utópicas ou demagogas serão cobradas, mais tarde.
Promessas
E por falar em promessas, vale a pena repetir a afirmação da prefeita a esse respeito: “Guarde meu programa de governo, pois todas as obras especificadas ali vão ser realizadas, porque tenho compromisso, respeito e carinho por minha terra.”
Cabe observar que aparentemente a prefeita está preocupada mais com a REALIZAÇÃO DE OBRAS do que com a melhoria dos índices de desenvolvimento do Município, que necessariamente, passam primeiro pela SAÚDE e EDUCAÇÃO da população.
Ainda assim, como a prefeita pediu que guardássemos as suas promessas constantes do seu programa de governo, vamos aqui relembrar algumas que pelo tempo a frente do município já poderiam ter sido iniciadas ou concluídas, por exemplo, a criação do site da prefeitura para divulgação das contas públicas (o mais simples e o de menor custo). Torcemos para que os sonhos se tornem realidade, porque senão vira pesadelo. Então vejamos:
O anel rodoviário; adequação do Matadouro Municipal às exigências do Ministério da Saúde; urbanização e banho de asfalto nas avenidas Ruy Barbosa e Almerindo Rehen; reorganização do trânsito; criação do site da prefeitura para divulgação das contas públicas; reordenamento e padronização da feira livre; implantação da Ouvidoria Municipal; aquisição de uma UTI móvel para transferência de pacientes; instalação de centros odontológicos; a revitalização do Parque de Exposições Apromiano Alves Campos; feira livre de animais; aproveitamento de poços artesianos desativados; desenvolvimento de técnicas de convivência com a seca; melhoramento genético dos rebanhos; implantação de aviários e pocilgas; exploração da apicultura e outras que oportunamente, na medida do tempo certo iremos cobrar.
Leave a Reply