Bahia possui um médico para cada mil usuários do SUS, aponta pesquisa

, , Leave a comment

medicosUma pesquisa divulgada, nesta quarta-feira (30), pelo Conselho Federal de Medicina, aponta que há, na Bahia, 1,25 médicos na rede pública de saúde para cada grupo de mil pessoas dependentes do SUS, enquanto os usuários de planos de saúde no estado têm à disposição 15,14 médicos.

De acordo com a pesquisa, o estado apresenta a maior disparidade no país, segundo o Indicador de Desigualdade Público/Privado (IDPP), que compara os postos de trabalho médico ocupados em estabelecimentos privados por cada mil habitantes, com aqueles ocupados em estabelecimentos públicos pelo mesmo número de pessoas.

Segundo o estudo, 89% da população baiana têm acesso somente à rede pública. O levantamento não avalia se o contraste se reflete em melhor qualidade e acesso à assistência médica. Porém, aponta que a tendência é a concentração de profissionais prestando serviços para as operadoras de saúde, já que o setor oferece mais vagas de emprego.

Os estados do Rio de Janeiro e da Bahia ilustram os dois extremos no IDPP, no que se refere ao percentual de médicos atendendo cada mil pessoas. O resultado não mostra, entretanto, se há sobra ou falta de médico nesses estados, mas aponta que os cariocas que utilizam o serviço público contam com um número de médicos bastante próximo daqueles que se valem de planos privados de saúde.

Já entre os baianos, há uma enorme diferença entre essas duas populações, com grande desvantagem para os usuários exclusivos do SUS.

A pesquisa revela que o SUS possui quatro vezes menos médicos que a rede privada no Brasil. Para cada mil usuários de planos de saúde, existem 7,6 postos de trabalho ocupados por médicos, enquanto no serviço público, a taxa cai para 1,95 posto preenchido para cada mil pacientes da rede pública.

A pesquisa mostra ainda que os usuários de planos de saúde dispõem de 3,9 vezes mais médicos que os pacientes da rede pública, considerando a população atendida pelo SUS de quase 145 milhões de brasileiros e a atendida pelas operadoras, superior a 46 milhões de clientes.

Fonte: Agência Brasil

 

Leave a Reply