Em mais uma crítica a políticas de distanciamento social, uma das principais recomendações no combate à pandemia de Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que “tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa”. A declaração foi feita em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, quando o presidente dizia que o setor do agronegócio não interrompeu as atividades na crise sanitária.
Bolsonaro se opõe às medidas que tentam reduzir a circulação de pessoas e minimizar a disseminação do coronavírus desde o início da pandemia. Também reclama e não segue recomendações de entidades de saúde, médicos e especialistas, como usar máscaras e evitar aglomerações. A Covid-19 já matou 435 mil pessoas no país.
Reação: após ouvir as declarações de Bolsonaro, o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), culpou os desmandos do governo pela situação da pandemia no Brasil. “Muitos países já estão voltando à normalidade. Se o governo tivesse comprado as vacinas, nós não estaríamos mais usando máscara”, disse ao blog do colunista Bernardo Mello Franco.
O que está acontecendo: o país alcançou o nível de isolamento mais baixo em toda a pandemia. Segundo o Datafolha, apenas três em cada dez adultos estão totalmente isolados ou saem de casa apenas para tarefas essenciais.
Em paralelo: o procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou à CPI um resumo sobre as investigações em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) relacionadas aos gastos dos governadores no enfrentamento à pandemia. Os inquéritos tratam dos governos de Rui Costa (PT), da Bahia; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Wilson Lima (PSC), do Amazonas; e Wilson Witzel (PSC), que foi retirado do governo do Rio por impeachment.
Viu isso?
Vacinas: lotes de IFA para Fiocruz devem ser enviados ao Brasil até sexta-feira; Butantan aguarda remessa para o dia 26.
Alvo: yanomamis relataram novo ataque de garimpeiros, com tiros e bombas de gás, em Roraima.
Migração: Biden mantém política de Trump, e governo dos EUA vai deportar 106 brasileiros na sexta-feira.
Vacinas: a OMS pediu que farmacêuticas adiantem entregas ao Covax para proteger países pobres; EUA vão exportar mais 20 milhões de doses.
Reabertura: Portugal bateu recorde de vacinação no fim de semana e é o principal destino turístico europeu no momento.
Fusão audiovisual: Warner e Discovery anunciaram acordo de quase R$ 800 bilhões para criar gigante de streaming maior do que a Netflix.
Internacionalização: a Série A do Brasileirão terá todos os jogos transmitidos em inglês nos Estados Unidos até 2023.
Fonte: O GLOBO
Leave a Reply