Carta aos Euclidenses

, , Leave a comment

sdc10535z1

Senhores Euclidenses,

No dia 04-10-2011, na Sessão da Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha/Ba, anunciei, oficialmente, o meu rompimento da base de sustentação da Prefeita Municipal.

            Conforme é do conhecimento de todos,venho recebendo tratamento da Senhora Prefeita e do seu esposo Deputado Federal, como se fosse adversária,desde  o primeiro dia de administração,em 01-01-2009.

Nunca fiquei fora do grupo, mesmo no período de administração da prefeita Rosângela Maia, eleita em 2004, mandato de 2005 a 2008.Neste período,assumi a presidência da Associação pelo Desenvolvimento Social de Euclides da Cunha, trabalhando em prol da comunidade Euclidense e contribuindo para o fortalecimento do grupo político do Deputado Federal José Nunes e sua esposa Fátima Nunes.

            Minha família e a do meu esposo tem histórico político no município de Euclides da Cunha.

O ex-Prefeito Joaquim da Silva Dantas (Ioiô), recentemente falecido, tio do meu esposo, foi prefeito do Município de Euclides da Cunha,de 1967 a 1971,considerado por todos um dos melhores prefeitos da nossa terra.

Meu pai Custodio Sabino da Costa (falecido) foi vereador por vários mandatos, quando Canudos era distrito do município de Euclides da Cunha,contribuindo politicamente para eleger alguns prefeitos.

Meu esposo Rubem Ribeiro Bastos, foi vereador por dois mandatos( 1983 a 1988 e 1989 a 1992.

            Portanto, possuo militância política, juntamente com minha família,há mais de cinco décadas,inclusive de fidelidade a esse grupo.

Tenho inúmeros motivos para sair da base de sustentação da Prefeita na Câmara de Vereadores.

Conforme é do conhecimento de todos, ex-Vereadores e militantes políticos, juntamente com suas famílias, apoiaram e trabalharam na minha campanha;Marta Campos, Vilobaldo Souza e Luiz Agres(ex-vereadores).Francisco Dorneles (Chicão), Jacob (protético), Bira da saúde, Ivone Cardoso (Ex-Presidente do PDT), Rubenildo Moura( Usina),Siriaco (Lagoa do Tanque), João Firmino e Normando (Maria Preta), Sr.André(sede); Sr.Dezinho(Carnaíba), Joaquim Apromiano(sede).Empresários: João  Paraná e João Paraná Filho, Valdomiro Santana( Miro móveis), Osvaldo Filho( Construshop), Erivaldo( Farmácia Plantão), Altemar Moura(Europec), Zé do Louro, Graça Gama( Loja Nova), dentre inúmeros outros Empresários, amigos e eleitores que contribuíram politicamente para a minha expressiva votação( 1608 votos).

Fui eleita pelo PTB com 1.608 votos, a 3ª mais votada da coligação da Prefeita.

            Na zona rural meu principal reduto eleitoral é a Carnaíba, onde tive 215 votos.

            Com 2 anos e 9 meses da atual administração, a Senhora Prefeita nada fez pela Carnaíba e região.

Fiz diversas indicações e solicitações: criação PSF, aquisição de ambulância, retirada do lixão na entrada da Carnaíba, aquisição de terreno para aterro sanitário, pavimentação de ruas, melhoramento das vias de tráfegos, reforma do Centro Educacional da quadra de esportes e outras e a Senhora Prefeita não fez absolutamente nada pela Carnaíba e região.

Em 2008, logo após a eleição,através de parceria com Associação Cultural Euclides da Cunha, Presidente Antenor Junior, solicitamos e conseguimos um CDC( Centro Digital de Cidadania) com 11 computadores,  impressoras, mesas, cadeiras, ar condicionado, toda manutenção e instalação através da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação do estado ( vieram duas placas para a inauguração do referido CDC) mas não aconteceu. Paguei para duas pessoas participarem de treinamento em Salvador para trabalharem como orientador e coordenador. Quero fazer uma observação que todos esses equipamentos ficaram guardados na residência da ex-Vereadora Marta, até que a atual Prefeita assumisse o seu mandato. Quero dizer a população que até a semana passada  o CDC não estava funcionando, porque  a Prefeita não instalou a antena de internet, causando prejuízos às pessoas da Carnaíba e região ( não foi por falta de cobrança.Vários ofícios e  pedidos foram feitos).

Na água consumida pela população da Carnaíba, já comprovada através de exames de laboratório, existem coliformes fecais.

Inúmeras reuniões foram realizadas, com representantes da embasa, secretaria de saúde, representantes das comunidades, população local até hoje nada se fez para solucionar o problema que é muito grave, pois vem desencadeando uma série de doenças.

Embora tenha sido eleita na coligação da atual prefeita e ajudado a elegê-la, desde primeiro dia do seu mandato que venho recebendo tratamento como se adversária política fosse.

Fiz inúmeras indicações e reivindicações para a melhoria em varias comunidades e ruas da sede, tais como Bairro Duda Macário, Pau Miúdo, Geremias, Bela Vista, Caixa d’ Água, Sede, Carnaíba, Alto do Paraíso, Maria Preta I e II, Oiteiro, Chão Vermelho, Lagoa do Tanque, Lagoa da Franca, Catinga Grande, Tanque da Nação, Cumbe de Cima, Gogo da Ema, Porterinhas, Gameleira, Poções de Baixo, Alecrim, Ponta da Serra, Lagoa do Oiteiro, Tabua Lascada, Mutambinha, Rio Seco, Rio Vermelho, Pedrigulio, Muriti, Boa Vista, Curirisi, Madeira, Terra Branca I e II.

Embora reconheça que a cidade esta mais bonita depois das construções de praças e pavimentações de ruas, ainda tem muito a fazer.

O Hospital público de Euclides da Cunha é uma tristeza.Poucos médicos especialistas foram contratados, em especial ortopedistas. Digo por que tenho visitado com freqüência o Hospital, onde já transportei diversos pacientes de pernas quebradas, fraturas, para outros Municípios.

Há uns quinze dias, visitando o hospital, encontrei o senhor José Antônio da Farmácia desesperado com seu pai muito doente e me contando o descaso do atendimento do referido hospital sem contar a falta de higiene, onde baratas e formigas passeavam pelas enfermarias.

Na Avenida Renato Campos, uma das principais da cidade, assim como em várias localidades e bairros, o esgoto está a céu aberto e nenhuma providência foi tomada.

Não existe nenhum programa municipal de prevenção de tratamento a dependente de drogas.

Faltam, apenas, 15(quinze) meses para o término do mandato da Prefeita.Por isso, esperamos , bem como toda a população, que a gestora cumpra o plano de governo, apresentado na campanha política.

Confiaram-me um mandato popular, com expressiva votação, por isso tenho responsabilidade  e vou cumprir meu dever constitucional de fiscalizar a administração pública, e aplicação dos recursos, assim como votarei nos projetos de lei de interesse da população Euclidense. Sou independente politicamente e não ficarei subordinada a grupo político, mesmo que este esteja no poder.

Da simples leitura do convite impresso convidando as pessoas para as inaugurações das obras realizadas pela senhora Prefeita, no mês de setembro desse ano,comemoração dos 78 anos de emancipação política, constata-se que absolutamente nada fora feito pela Carnaíba e localidades onde tive votação expressiva.

Fico feliz acerca das inaugurações de obras do Município em outras localidades, porém triste em nada ter feito na Carnaíba,localidades e bairros do centro onde tive votação expressiva.

Na Serra da Mãe Inácia foi inaugurada calçamento para atender pedidos do ex- Vereador Bolívar. Povoado de Serra Vermelha inauguração da quadra de esportes para atender a Vereadora Romilda.Povoado de Serra Branca fora inaugurada a Quadra de Esportes  para atender o pedido do Vereador Durão. Praça da Ruylândia para atender ex-Vereador Bolívar. Quadra poliesportiva de Aribicé para atender ao vereador Ireno.Na  Carnaíba, meu principal reduto eleitoral na zona rural,nada fora realizado.

Portanto, está clara a falta de compromisso da Prefeita e o seu esposo Deputado Federal com a Carnaíba, bairros e localidades onde tive expressa votação.

Este ano não houve safra de feijão e milho, causando enormes prejuízos à população. O Município de Euclides da Cunha/Ba, portanto, deve ter enorme responsabilidade, pois a população e o Comércio local, empresários diversos, contam com investimentos locais. As Empresas locais, por conseguinte, precisam concorrer às licitações, obtendo-se êxito, de forma transparente, pois várias são as Empresas de fora  que ganham as licitações e executam as obras locais.  

O que existe é muita coragem,determinação independência política e liberdade de expressão.

 Não há e nunca houve qualquer interesse econômico ou espúrio. A População Euclidense me conhece e sabe da minha integridade. Sou professora aposentada, com mais de 35 anos de trabalho. Fui Diretora de Escolas, Coordenadora  Estadual de Educação, Secretária de Assistente Social(administração Renato Campos) e Presidente da Associação pelo Desenvolvimento Social de Euclides da Cunha/Ba.

Sou Empresária, juntamente com meu esposo Rubem Bastos, gerando  emprego e renda, no Hotel Mirante e Lavanderia R. Bastos. Meus três filhos são independentes economicamente e profissionalmente. Com as graças de Deus, os dois homens Fábio e Marcos Bastos, são profissionais  destacados na área do Direito e a mulher Fabíola Bastos, mestra na área educacional. Meus filhos nunca exerceram cargos políticos, eletivos ou não. São, também, empresários gerando diversos empregos nas Empresas : Hotel e Espaço para Eventos Bastos Ltda; Posto Bastos; R.B Conveniência; Gráfica DNAFTH, Lotérica da Praça e Empresa de Consultoria na área educacional. Investimentos realizados em Euclides da Cunha/Ba, de forma honesta e transparente, sem utilização de “laranjas” nas Empresas ou  supostos arrendamentos.

            Com relação à militância política, se DEUS quiser, vou continuar. Permanecerei  no PTB, partido que fui eleita. Quanto ao próximo pleito municipal, eleições 2012, vou reunir minha família, amigos,eleitores e cabos eleitorais para juntos decidirmos acerca do apoio político aos candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito. 

Euclides da Cunha 06 de outubro de 2011.

Vereadora

Zefinha Bastos

 

Leave a Reply