O São João da Bahia vai contar este ano com 25 mil policiais militares, que estarão envolvidos na Operação São João em Paz. Eles vão garantir a segurança nos 417 municípios baianos onde acontece a maior festa popular do estado.
As estratégias de segurança usadas no período junino foram apresentadas nesta quinta-feira (18), no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e em 32 municípios baianos, para a imprensa e cerca de 300 crianças e adolescentes da rede pública e privada de ensino.
“Trouxemos as crianças e os adolescentes porque eles são propagadores de informação. É uma forma também de interagirmos mais com essa faixa etária”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Vasconcelos.
Os estudantes aprenderam as formas de prevenir acidentes e receberam dicas de como viajar com segurança. Além disso, conheceram o efetivo que vai trabalhar no São João deste ano. Entre eles, estava Rebeca Pitta, 17 anos. Para ela, palestras como a da PM deveriam acontecer mais vezes. “Achei ótima essa iniciativa. Eles deram orientações que vão fazer com que fiquemos mais em alerta”, disse.
Somente em Salvador, seis mil policiais estarão se revezando nos locais onde acontece o arrasta-pé. O destaque é o São João do Pelourinho, que terá diariamente 260 PMs fazendo o patrulhamento.
No interior, as cidades mais procuradas, como Amargosa, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, São Gonçalo dos Campos, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Mucugê, Lençóis, Maragogipe, Senhor do Bonfim, Euclides da Cunha, São Francisco do Conde e Piritiba, receberão uma atenção a mais.
Nesses municípios, 19 mil policiais vão estar espalhados, assegurando tranquilidade para baianos e turistas. “O objetivo é fazer com que todo e qualquer cidadão que more na Bahia ou que passe pelo estado durante os festejos veja uma segurança exemplar e de qualidade.
Atuaremos de forma preventiva, não somente nos locais da festa, como também em nossas rodovias estaduais e nas federais, naquelas em que houver o contato ou convênio para atuação”, explicou o comandante de Operações da Polícia Militar, Pedro Boaventura.
Fonte: Ibahia
Leave a Reply