Em SP, 80% dos hospitalizados têm menos de 60 anos; mudança no perfil ameaça esforços em reduzir a circulação do novo coronavírus e pressiona sistema de saúde com internações mais longas
Elisa Martins
22/06/2021 – 13:11 / Atualizado em 22/06/2021 – 15:41
O avanço na vacinação vem diminuindo o número de internações e óbitos por Covid-19 na população maior de 60 anos no país, provocando um aumento do “rejuvenescimento” no perfil de infectados. E essa mudança de perfil para uma faixa etária mais jovem e mais exposta ameaça os esforços em reduzir a circulação do novo coronavírus e pressiona com internações longas um já combalido sistema de saúde.
Em São Paulo, os pacientes entre 40 e 50 anos de idade já são maioria em hospitais privados, segundo pesquisa feita com 101 estabelecimentos de saúde e divulgada pelo Sindicato dos Hospitais do estado. Em Minas Gerais, a média de idade de internação está em 58 anos, com tendência de queda.
Segundo o presidente do SindHosp de São Paulo, o médico Francisco Balestrin, a principal explicação para a redução etária dos internados é o processo de imunização, já que as faixas etárias mais avançadas foram vacinadas primeiro, o que mostra que os imunizantes oferecem eficácia individual e são ferramenta importante de combate à pandemia. Mas, sem que ainda se estendam a toda a população, abre-se espaço para um novo perfil etário de infectados.
Fonte: O GLOBO
Leave a Reply