Este número representa o acervo atual de ações de improbidade administrativa e de ações penais propostas pelo MPF/BA, incluindo suas 12 unidades no interior, que estão tramitando na Justiça Federal
A atuação do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) no Combate à Corrupção – tema da campanha #CORRUPÇÃONÃO, lançada em maio último – resultou em 1.653 processos que correm atualmente na Justiça Federal. Este número representa o acervo de ações de improbidade administrativa e de ações penais propostas pelo MPF/BA, incluindo suas 12 unidades no interior, que estão em curso. As ações requerem a condenação cível e criminal de gestores públicos, ex-gestores e particulares que causaram prejuízo ao erário.
Dos 1.653 autos judiciais ativos, 515 são relativos à atuação do MPF na capital e 1.138 no interior. Se forem consideradas somente as ações de improbidade, nas quais a instituição requer a aplicação das sanções previstas na Lei 8.429/92, os números na capital são de 349 processos e de 776 processos nas 12 Procuradorias da República nos Municípios (PRMs), que atuam no interior. Contabilizando-se apenas as ações penais acatadas pela Justiça, somam-se 166 denúncias em Salvador e 362 no interior do estado.
MPF/BA
Leave a Reply