A Bahia contará ainda este ano, com mais dez unidades do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET).
Entre as cidades que serão contempladas está Juazeiro – que terá o núcleo existente, transformado em escola. A ampliação faz parte do Plano de Expansão do Ensino Técnico, do governo federal. A notícia foi dada pelo ministro Fernando Hadad, da Educação, em audiência esta semana, com o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA).
Segundo o deputado, que é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Tecnológica, o MEC anunciará em junho próximo, a relação completa dos municípios que serão contemplados em todo o Brasil. “Nossa expectativa é que, pelo menos dez municípios baianos sejam contemplados”, assegurou.
Na oportunidade o deputado Daniel reintegrou o pedido feito no ano passado, através de um ofício ao ministério, em que solicita a instalação de unidades do IFET nos municípios de Alagoinhas, Correntina, Casa Nova, Euclides da Cunha, Itaberaba, Juazeiro, Ribeira do Pombal, Teixeira de Freitas e Brumado.
“Algumas destas cidades já existem núcleos em funcionamento, como é o caso de Juazeiro e Euclídes da Cunha. Com a ampliação, estes núcleos seriam transformados em escolas independentes”, afirmou Daniel.
A iniciativa do parlamentar atende à demanda da juventude nas cidades indicadas. “A busca pelo ensino profissionalizante no interior da Bahia é crescente. Com o crescimento da economia, o mercado está acolhendo cada vez mais, pessoas capacitadas para assumir funções técnicas, daí a necessidade de se ampliar o número de escolas, e o IFET cumpre este papel”, conclui.
Fonte: ASCOM/GAB/DEP
Leave a Reply