Por: João de Tidinha
Passado os festejos juninos, ao ler o Jornal A Tarde de domingo me deparei com duas matérias que tratam da corrupção e da impunidade, as quais me remeteram a 5 anos atrás, quando criamos a Associação dos Filhos e Amigos de Euclides da Cunha – FACE.
Uma das matérias de autoria do escritor e jornalista João Ubaldo Ribeiro, tem como título “Desonestidade é cultura”. Nela, ele comenta que “ninguém se espanta ou se discute, quando se fala que determinado político é ladrão. Já nos acostumamos, faz parte da nossa realidade, não tem jeito. Alguns desses ladrões são até simpáticos ….”.
A outra matéria é de autoria de Aninha Franco. Nela o tema desonestidade também é tratado, onde a autora, dia desses, confusa com tanta corrupção e impunidade, perguntou ao oráculo do espelho do elevador: “ Para que nascem pessoas honestas no Brasil? Não seria melhor que todos fossem corruptos? Ser honesto , no Brasil dói. …”
Na edição semanal da Revista VEJA, a escritora Lya Luft (leia matéria abaixo) afirma “Acho que andamos otimistas demais, omissos demais, alienados demais. Devemos ser pacíficos e ordeiros, mas atentos. Aplaudir o erro é insensatez, valorizar o nebuloso é burrice, achar que tudo está ótimo, é tiro no pé”.
O tema é bastante recorrente e abordado sob diversos aspectos, porém sempre com muita indignação.
Foi nesse contexto de indignação e com o propósito de despertar a cidadania dos euclidenses e contribuir par o combate a corrupção na política que criamos a FACE. Ao longo desse tempo já ouvi comentários e criticas de diversas formas. Ouvi de um ex-prefeito, que essa nossa iniciativa era uma bobagem, complementando com a frase: “os filhos da Tidinha devem estar com muito dinheiro para gastá-lo de uma forma tão inútil”. Ouvi também de um vereador antigo que “esse negócio de combate a corrupção é uma tolice, pois todos já estão contaminados”. Se não bastasse todos esses desestímulos, tivemos também o desprazer de ter uma ação judicial contra a FACE impetrada pelo Deputado José Nunes (DEM), sob a alegação de “abuso de poder econômico e uso indevido de veículos ou meios de comunicação”.
Ainda assim, seguimos em frente….
Decorridos esses 5 anos concluímos que o nosso trabalho não tem sido em vão. Percebo hoje claramente o apoio de diversos euclidenses às nossas iniciativas e vejo que os resultados estão surgindo. Fiquei extremamente satisfeito ao ouvir no último dia 22 na rádio Euclides da Cunha FM uma entrevista do vereador Cláudio Lima (PCdoB), que tive o prazer de ter como Diretor de Combate a Corrupção nos primeiros anos de existência da FACE, onde ao final ele cita uma frase de Mahatma Gandhi que retrata bem o nosso estágio atual: “No inicio eles nos ignoram, depois nos ridicularizam, em seguida, nos combatem, no fim, vencemos.”
Leave a Reply