Por: Ascom Prefeitura Municipal
Mesmo com a chuva forte que caiu na última segunda-feira, 12, durante toda a tarde, milhares de crianças participaram da festa que a Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha preparou, na Praça de Eventos, para o dia 12 de outubro. A programação foi totalmente voltada para a criançada que fez do seu dia um momento de muita alegria e diversão.
Explorou-se, no Dia das Crianças, as artes dramáticas, artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e dança, usando temáticas da literatura infantil como pano de fundo, oportunizando o contato e incentivando à leitura dos clássicos, utilizando desta forma, uma comunicação adequada e convidativa ao universo infantil, bem como, o resgate das velhas brincadeiras de infância que desenvolvem noção de espaço, de lateralidade, de coordenação motora, de interação com o grupo, e tantas outras habilidades que podem ser desenvolvidas, considerando o brincar e as brincadeiras, instrumentos necessário a satisfação pessoal, apropriação de valores e integração social das crianças.
A chuva que caiu pouco tempo antes do início da programação, que estava marcada para às 15 horas, acabou danificando alguns painéis e, de certa forma, ocasionando alguns contratempos no planejamento do evento, além de impossibilitar que algumas crianças do interior do município se deslocassem para a sede, nos ônibus disponibilizados pela Prefeitura.
Para a comissão organizadora (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) nada disso superou a alegria de ver a grande quantidade de crianças, que juntamente com seus pais, compareceram à Praça de Eventos, possibilitando que a criançada pudesse desfrutar dos brinquedos e das guloseimas que estavam sendo servidas, como: pipoca, algodão doce, cachorro quente, refrigerante, picolé e cremosinho. Na ocasião foram distribuídos também 10 mil brinquedos.
O objetivo do projeto era o de proporcionar às crianças do município de Euclides da Cunha, um Dia das Crianças diferente, prazeroso e encantador. Em seu pronunciamento rápido, a prefeita Fátima Nunes agradeceu a presença de todas as crianças. “Quero agradecer primeiramente a Nossa Senhora Aparecida, pois hoje é o seu dia, e a todos os pais que trouxeram seus filhos para participarem desse momento. Pretendo no próximo ano fazer uma festa ainda maior, trazendo a artista Carla Perez para animar a criançada. Parabéns crianças pelo seu dia e divirtam-se”, finalizou a Prefeita.
Para animar a criançada Whadi Gama, 08 anos, filho de Azinho Bomba de Canudos, com passagens pelo programa do Faustão e Estação Globo, apresentado por Ivete Sangalo, embalou todas as crianças com os seus sucessos: a música do Pato e a música do Sapo.
Ao oferecer às crianças um Dia da Criança voltado para as artes, jogos, brincadeiras e contos clássicos, tornou-se mais atrativo, dinâmico e mais próximo da realidade infantil, pois o Maravilhoso sempre foi e continua sendo um dos elementos mais importantes da literatura destinada às crianças. Através do prazer ou das emoções que as estórias lhes proporcionam, o simbolismo que está implícito nas tramas e personagens vai agir em seu inconsciente, atuando pouco a pouco para ajudar a resolver os conflitos interiores normais nessa fase da vida.
Na atualidade, a sociedade consumista estimula a compra de brinquedos caros e solitários, contribuindo para a inversão de valores, onde o brincar e a brincadeira são relegados a segundo plano, prevalecendo a sedução de cores e movimentos dos brinquedos expostos em vitrines e propagandas apelativas, tornando a convivência social mais distante, transformando o universo da criança desestimulante e sedentário, contrariando a natureza infantil que pede movimento, criação e contato social.
*Este texto foi baseado no projeto elaborado pela coordenadora pedagógica Rejane Canário, que compõe a Secretaria Municipal de Educação.
Leave a Reply