Por: José Dílson- euclidesdacunha.com
Para debater questões de ordem política e administrativa foi realizada neste domingo, 03 de agosto, o 1º Fórum de Discussão para o Desenvolvimento de Euclides da Cunha. A iniciativa da FACE/Euclides, presidida pelo executivo Ismael Abreu, reforça a opinião de muitos euclidenses que acreditam na potencialidade do município, privilegiado que é, pela importância geopolítica que ostenta na região nordeste da Bahia.
Principal produtor individual de feijão e milho, também desponta como grande produtor de caprinos e ovinos deslanados de ótima qualidade, além de, depois de perder grande parte do rebanho bovino, na década de 80, quando o município sofreu bastante com a longa estiagem que se abateu sobre a região, recuperou o rebanho e melhorou bastante a produção de carne e leite, com a introdução de animais de boa linhagem.
Em seu subsolo está depositada uma das maiores reservas de calcário da América Latina, além de invejável lençol aqüífero de ótima potabilidade. A cidade ressurgiu das cinzas, depois de amargar cruel isolamento causado pela suspensão dos serviços de terraplenagem e construção da BR 116, atual Santos Dumont / Nordeste, trecho entre a cidade de Serrinha e o Ibó, no município de Abaré, na divisa com o estado de Pernambuco.
Por iniciativa da própria população, a cidade reagiu e mesmo sem uma boa representação política, – apesar de contribuir decisivamente para a eleição de deputados estaduais e federais, governador e senadores, nunca cobrou destes, os benefícios que fez jus, conformando-se com “migalhas” e cargos públicos, não muito significativos, que beneficiavam, muito mais, familiares de cabos eleitorais, enquanto outros municípios eram contemplados com a implantação de órgãos públicos que os transformaram em polos regionais, e outras melhorias.
Conformados, por estarem gozando das benesses do governo, pouco se incomodavam com o desenvolvimento do município, que, muito lentamente, caminhava e ainda caminha em direção a um pódio cada vez mais concorrido, – haja vista o desenvolvimento alcançado pelos municípios da região sisaleira, liderados por Conceição do Coité, as ações voltadas para o desenvolvimento sustentado parece estar cada vez mais distante, pois não apresentam resultados significativos e como exemplos podem ser citados os programas Cabra Forte e a implantação de culturas de plantas e sementes oleaginosas relacionadas à produção do biodiesel.
A renovação de alguns comerciantes, – muitos herdeiros de negócios estritamente familiares, melhoria na formação escolar; visão empreendedora aguçada pelo que viram e ainda vêem em outros centros mais desenvolvidos e aplicam aqui, e o aprimoramento através de palestras com bons conferencistas, muito contribuiu para a cidade alcançar a boa movimentação que atualmente apresenta; graças, principalmente, aos recursos financeiros injetados no município, pelos programas sociais do Governo Federal.
Para um município que chama para si a atenção de cerca de dez outras cidades, que nos últimos cinco anos tem se destacado pelas grandes safras de cereais, individualmente produzidas, não pode ficar à mercê de dirigentes e políticos especialistas em bravatas, enquanto a população precisa de políticas públicas e ações afirmativas que motivem o fortalecimento da economia com geração de emprego e renda e melhoria na qualidade de vida com saúde, educação e assistência social, principalmente, como determina a Constituição Federal.
Para debater esse quadro, cabeças pensantes da sociedade euclidense lideradas por filhos do município, de respeitado grau de formação escolar e profissional, começam a se manifestar no sentido de levar toda a sociedade exigir daqueles que lhes foram outorgados, através das urnas eletrônicas, em sufrágio universal, o direito de representar bem e lutar em defesa de interesses coletivos pois, além do mais, são muitíssimo bem remunerados.
Para isso foi criado o 1º Fórum de Discussão para o Desenvolvimento de Euclides da Cunha, assunto da pauta da Agenda 1, tratado pelo economista e administrador de empresa Ismael Abreu, presidente da FACE/Euclides, entidade que vem questionando o modelo de gestão implantado no município de Euclides da Cunha, ao longo das últimas décadas.
Ismael Abreu conclamou a população a participar dos debates e cobrar mais dos dirigentes governamentais, e voltou a fazer críticas aos dirigentes pela falta de planejamento, cumprimentos de leis importantes, debates públicos com a sociedade em busca da melhor solução para os problemas que afligem o município, entre outros.
A Agenda 2 foi mais voltada para a política partidária local, e tratou da saída de vários dirigentes e pessoas filiadas ao Diretório Municipal do PSDB, inconformados com a “subordinação” ao DEM local, segundo declaração feita pelos autores da convocação, entre eles, Carlos Aquino, Wilson Vitor, Manfredo Carvalho, Rubem Dantas, que não pouparam críticas ao comportamento do Partido da Social Democracia Brasileira e seus principais dirigentes do diretório municipal.
Compareceu ao encontro, cerca de 150 pessoas, que foi realizado na residência do adv. Carlos Alberto Aquino, que abriu as portas para o público, em geral, e do fórum participaram lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores de Euclides da Cunha, Quijingue, Cícero Dantas e Salvador, PC do B, PSB, PMDB, PTR e PV, numa corrente partidária de oposição ao governo municipal, bastante criticado pelos oradores, entre eles Edésio Lima (PSB), Luciano Santos (PMDB), Wilian Varjão (PC do B), Neilton Rocha (PV), Josafá Oliveira (PRTB), João Abreu, entre outros.
Wilson Vitor, – suplente de vereador pelo PSDB e um dos dissidentes do partido, que coordenou os trabalhos do fórum, assim como Carlos Alberto Aquino, não poupou críticas ao comportamento dos companheiros do PSDB, que “aceitam” a forma de administrar do DEM, sem se incomodarem com a opinião dos demais companheiros. O PSDB compôs a chapa majoritária como DEM, nas últimas eleições municipais, indicando o empresário Joseval Damasceno para vice-prefeito. O partido ocupa as Secretarias de Infra-Estrutura, Obras e Serviços Públicos, Assistência Social, além de cargos no segundo escalão.
Além, de líderes partidários e sindicalistas, entre eles, Paulo Caldas (SINSPEC), Nô e companheiros de diretoria (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Euclides da Cunha), Gilmar (vice-prefeito de Cícero Dantas, e um dos fundadores do PT e do SINSPEC de Euclides da Cunha), Gilvan Menezes (Pres. do diretório do PT local), vereadores Diassis e Alírio Pereira, adv. Ranulfo Campos e bel. Renilson Campos, diretores de órgãos públicos do Estado, deputada estadual Fátima Nunes, Almirinho (jovem liderança política de Quijingue), ex-vereador e atualmente, suplente de vereador, Pequinho Abreu, estavam presentes.
O secretário de Relações Institucionais Rui Costa, por força de compromisso agendado anteriormente, não compareceu, porém, foi representado pelo seu assessor Miranda Mota, que tem feito um bom trabalho de articulação política nos municípios de Euclides da Cunha e Quijingue.
Gilvan Menezes aproveitou o momento, para anunciar a perfuração de mais um poço na Fazenda Cru, que vai reforçar e ampliar o serviço de abastecimento de água potável de boa qualidade para Euclides da Cunha. A visita do governador Jaques Wagner a Euclides da Cunha, no próximo mês de setembro, já está sendo articulada.
Ao mesmo tempo em que os oradores representantes partidários do PT, PMDB, PSB, PC do B, PV e PRTB elogiavam a atitude dos PSDBistas, de deixarem o partido, também abriam as portas de suas agremiações partidárias, para os novos e possíveis companheiros que acabavam de anunciar a debandada do PSDB. A saída dessas pessoas, exceto, alguns dos suplentes de vereadores, – por força da lei de fidelidade partidária, causou profunda lacuna no diretório municipal no Partido da Social Democracia Brasileira.
Ao fim do encontro, ficou agendado para o primeiro dia de setembro, o 2º Fórum de Discussão para o Desenvolvimento de Euclides da Cunha, quando as representações partidárias, comunitárias e sindicalistas apresentarão sugestões que serão levadas à prefeita municipal, que poderão servir para soluções para problemas que servem de entrave para o desenvolvimento do município.
Em carreata que chamou a atenção de populares, entre o bairro Jeremias e a Av. Cel. Almerindo Rehem, a comitiva seguiu para um quiosque, onde foi servido um coquetel aos presentes. Os organizadores do evento ficaram satisfeitos com a presença do público e a repercussão que teve junto à sociedade, pois reuniu pessoas formadoras e multiplicadoras de opinião, em número jamais visto em reuniões de caráter político e para tratar de assunto de interesse da comunidade.
Reportagem e fotos do Euclidesdacunha.com
Leave a Reply