O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia está se preparando para as Eleições deste ano, mas os eleitores também necessitam estar preparados para votar. O cidadão que tem algum tipo de pendência com a Justiça Eleitoral ou ainda não fez o título de eleitor, deve procurar um dos postos de atendimento do TRE-BA para regularizar a sua situação. Estar em dia com a Justiça Eleitoral é fundamental para que o eleitor possa exercer a sua cidadania.
Serviços como alistamento eleitoral (obrigatório a partir dos 18 anos e facultativo aos maiores de 70 anos, e com idade entre 16 e 18 anos), transferência de município ou local de votação, alteração de dados cadastrais entre outros serviços, são oferecidos pelo TRE. O eleitor poderá regularizar sua situação até o dia 7 de maio, 151 dias antes das Eleições em outubro. Após esse período só será feita a emissão de segunda via do título e o fornecimento da certidão de quitação (eleitores que não estiverem quites terão que comparecer ao TRE).
Eleitor não regularizado
O eleitor que não estiver em situação regular com a Justiça Eleitoral não poderá obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso público ou tomar posse no respectivo cargo; conseguir empréstimos em autarquias, sociedade de economia mista, institutos da previdência social; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros benefícios.
TRE
Leave a Reply