De Paulo celso pereira, diretor da sucursal em brasília
O cálculo do tempo de TV dos candidatos ainda está longe de fechar, uma vez que nove partidos não decidiram até agora o que fazer, mas a diferença entre Geraldo Alckmin e seus rivais já é oceânica. Confirmada a aliança de dez partidos anunciada ontem, o tucano paulista monopolizará mais de cinco dos doze minutos e meio de cada bloco do horário eleitoral gratuito.
Além disso, contará diariamente com pelo menos 11 spots publicitários de 30 segundos – que são considerados ainda mais importantes pelos publicitários por surpreenderem o telespectador no meio da programação das emissoras.
Para efeito de comparação, confirmado o cenário atual, a exposição tucana será 40 vezes maior do que a de Jair Bolsonaro. Até o momento, o capitão da reserva não conseguiu fechar qualquer aliança e pode ter como vice o astronauta Marcos Pontes, seu correligionário. Isso daria ao presidenciável do PSL apenas um spot de propaganda a cada quatro dias – e seis segundos no bloco regular de propaganda eleitoral. É pouco até para repetir um bordão no estilo “Meu nome é Enéas!”.
O risco de “desaparecer” na propaganda eleitoral também assombra a campanha de Marina Silva. Igualmente isolada dos demais partidos, a ex-senadora teria, neste momento, 8 segundos no bloco de propaganda e um spot de publicidade a cada três dias.
É justamente por conta do tempo de TV que o PSB é a última grande noiva da eleição, e vem sendo intensamente cortejado por PT e PDT. O partido dará cerca de 50 segundos, no horário eleitoral, para o candidato que apoiar.
Ciente de que precisará “apresentar” à população o nome que escolher para substituir Lula nas urnas – já que a lei da Ficha Limpa o impede de ser candidato -, o PT luta para montar uma aliança que amplie seu tempo inicial, de 1 minuto e 45 segundos por bloco e quatro spots por dia. Mas, para os petistas, tão importante quanto aumentar o próprio tempo, é impedir que Ciro Gomes, que disputa com eles o campo da esquerda, consiga saltar dos atuais 35 segundos por bloco – e um spot por dia.
Informações de O GLOBO
Leave a Reply