Em palestra, Joaquim Barbosa afirma que reeleição é “mãe de todas as corrupções”

, , Leave a comment

Numa palestra feita durante o 3 º Congresso Internacional de Shopping Centers, em São Paulo, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa afirmou que “em países em fase de consolidação constitucional, a reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções”. Após uma temporada fora do Brasil, o ex-ministro disse que a possibilidade da reeleição dá margem para que o Poder Executivo adote uma política de troca de favores, abrindo brecha para negociação de cargos e apoio a programas inadequados, com objetivo de aumentar a base aliada. Barbosa acredita que uma alternativa para a diminuição desses problemas seria a adoção de um mandato único e mais longo, de cinco anos.

“O sistema político fica prejudicado quando há o instituto da reeleição para os cargos do Executivo”, disse o ex-ministro

Joaquim Barbosa afirmou ainda que é otimista em relação ao país e lembrou que existiram avanços significativos nas últimas décadas, como alternância do poder e respeito às normas do Estado democrático de Direito. Entretanto, ele criticou várias vezes o patrimonialismo, o nepotismo e a cultura do privilégio, recorrentemente representada pelo “jeitinho brasileiro”. “Eu sou otimista sobre o País. Vejo nossa situação como a fase mais importante de estabilização institucional da nossa história”, afirmou ele.

 

Leave a Reply